Caraguatatuba Cidades

Hotéis e pousadas registram movimento acima da média em plena quarentena

Tamoios News
Foto: Claudio Gomes

Por Salim Burihan

 

Os estabelecimentos de hospedagem do Litoral Norte vem registrando ocupação bem acima da média nesta época ano ano, mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. A taxa de ocupação tem sido elevada, até mesmo, em dias de semana.

 

Em São Sebastião, onde a prefeitura determinou em 50% a capacidade máxima para os hotéis e pousadas, os estabelecimentos tem registrado em média 25% de ocupação nos dias de semana e até 45% nos finais de semana.

 

“Os estabelecimentos estão respeitando todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde e OMS(Organização Mundial da Saúde). Estamos praticando um turismo responsável”, explicou Niuara Tedesco, proprietária de uma pousada em Maresias, na costa sul de São Sebastião.

 

Além de turistas, que deixam a capital e o interior em direção as praias, procurando relaxar um pouco da quarentena, tem muita gente que se aloja nos hotéis para trabalho home office.

 

Segundo Niuara, os proprietários de hotéis e pousadas, além de oferecer muita segurança aos seus hóspedes, também, fazem um trabalho educativo, orientando os turistas sobre as regras para o uso das praias, de restaurantes e bares durante a quarentena.

 

Fiscais percorrem a praia de Maresias com apoio da GCM

 

O empresário de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, vice-presidente da ABIH(Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), disse que, o tempo bom tem atraído muitos turistas para a cidade. Alguns hotéis, segundo ele, tem concedido até 40% de desconto na diária.

 

“Os estabelecimentos oferecem muita segurança aos seus hóspedes. Todos, adotaram  protocolos exigido pelo Ministério da Saúde. O uso de máscara é obrigatório, álcool gel em quartos e nas dependências do estabelecimentos, café da manhã a la carte, camareiras com equipamentos EPIs, tudo para garantir segurança aos hóspedes”, disse Tavano.

 

 

Em Caraguatatuba, segundo ele, a prefeitura permite apenas 40% de ocupação dos leitos, mesmo assim, o movimento tem sido muito bom nos fins de semana. Na semana passada, segundo ele, a maioria chegou aos 40% de ocupação. “Muitos estabelecimentos estão dando descontos e fazendo promoções para atrair os clientes”, contou.

 

Uma pesquisa feita pela Associação Comercial da cidade, na sexta-feira(17), apontou que neste fim de semana, cerca de 36% dos leitos dos hotéis estabelecidos na região norte(entre as praias do Capricórnio e Tabatinga) já estavam ocupados. Na região sul, a taxa de ocupação era de cerca de 22% e na região central, de 14%.