Cidades Ubatuba

Iate clube de Ubatuba oferece recompensa pela caça de tubarões, institutos repudiam a ação

Tamoios News
Foto: Venâncio Guedes de Azevedo

Organizações não-governamentais (ONGs) e ambientalistas denunciam o Tamoios Iate Clube por oferecer recompensa em dinheiro a quem capturar ou matar tubarões nas praias de Ubatuba. Um e-mail enviado aos associados informa que o Iate Clube pagará o valor mínimo inicial de R$ 20,00 por centímetro de comprimento do animal cujo porte justifique a possibilidade de ter sido o autor dos dois ataques a banhistas recentes.

A justificativa para a ação seria a “preocupação com possíveis danos ao turismo no município”, destaca uma parte do e-mail. No mês de novembro houve dois incidentes com banhistas e tubarões após mais de 30 anos sem registros. Em 3 de novembro, um turista francês foi atacado na Praia de Lamberto. No dia 14, uma idosa de 79 anos também acabou mordida, desta vez na Praia Grande.

Em outro trecho do e-mail o Tamoios Iate Clube indica que “a confirmação será concedida, em caso de cação cujo porte justifique a possibilidade de ter sido o autor dos ferimentos aos banhistas, pela não ocorrência no prazo de 60 dias” e finaliza informando que mais informações podem ser obtidas na secretaria do clube.

Ambientalistas, ONGs e a sociedade científica repudiam a ação e emitiram uma nota de repúdio onde ressaltam “os recentes acidentes envolvendo tubarões e humanos no município de Ubatuba foram casos raros e isolados, não sendo, até o presente momento, comuns ou frequentes na região”, diz a nota.

As entidades destacam que os possíveis efeitos causados à vida marinha em função de um ato como este, podem ser extremamente sérios e irreversíveis. A nota lembra ainda, que “os tubarões são essenciais para o equilíbrio do ecossistema marinho, sendo que diversas espécies de tubarões já se encontram vulneráveis, ameaçadas ou em risco de extinção, e atitudes como essa podem ampliar e causar imenso desequilíbrio ecológico desencadeando diversos problemas, inclusive aos seres humanos”.

O documento ainda destaca a parte ilegal da prática “portanto, a caça a de determinadas espécies de tubarões é CRIME AMBIENTAL, passível de prisão e multa, podendo os autores desta ação serem responsabilizados por eventuais capturas ilegais de espécies proibidas e outras abaixo do tamanho de captura permitido por lei”, finaliza o texto que é assinado por mais de 20 institutos e ONGs ligadas à preservação ambiental.

O Portal Tamoios News enviou um e-mail para o Tamoios Iate Clube mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. Nota repúdio versão 02.docx