Caraguatatuba Cidades

Igrejas retomam celebrações com agendamento, uso de máscaras e distanciamento

Tamoios News

A Diocese de Caraguatatuba liberou a realização das missas em suas igrejas na região a partir deste domingo, dia 28. As celebrações foram suspensas no início de março atendendo as recomendações do decreto estadual devido a pandemia do novo coronavírus. Nas missas será obrigatório o pré-agendamento, uso de máscaras e distanciamento social.

As igrejas ficaram fechadas para visitação até o último dia 20, atendendo as recomendações do decreto estadual. Com a flexibilização, a diocese decidiu fazer a reabertura das igrejas aos fiéis, mesmo assim, atendendo todos os protocolos sanitários, mas mesmo assim, ainda sem aglomerações e missas.

A Igreja Matriz de São Sebastião não irá realizar missas neste domingo(28). O padre Alessandro decidiu não retomar as missas dominicais devido ao aumento dos casos de covid-19 no município. Segundo ele, ainda é o momento da igreja matriz retomar as celebrações. A Diocese de Caraguatatuba deixou a critério de cada vigário a dec iswão de retomar ou não as celebrações.

Igreja Matriz de São Sebastião permanecerá sem missas no domingo(28)

Determinações

O retorno das celebrações será feito atendendo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus. Os fiéis terão que fazer um pré-agendamento para participarem da missa, ou seja,  terão que ligar para a igreja e confirmar a presença nas missas, de acordo com o horário da realização dela.

Todas as igrejas terão álcool gel na porta de entrada e capacidade reduzida em 20%. Os fiéis ficarão distantes dois metros uns dos outros. Assim que for iniciada a celebração as portas das igrejas serão fechadas.

No Santuário de Santo Antonio, por exemplo, segundo o padre Beto, apenas 120 fiéis poderão participar por missa. O santuário, segundo o padre Beto, tem capacidade para 960 fiéis.

A igreja também programou várias missas ao longo do domingo(28) para poderem atender a todos os seus fiéis. No domingo(28), serão realizadas missas às 8, 10, 12, 16, 18 e 20 horas.

 

Em Ubatuba, na Igreja matriz Exaltação da Santa Cruz, serão realizadas celebrações às 7h30, 8 e 20 horas. As missas serão celebradas pelo frei Vilmar Vilalba Ortiz.

A igreja que tem capacidade para 600 fiéis poderá receber apenas 100 deles em cada celebração, mas também será preciso o pré-agendamento.

No dia 29, dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, haverá procissão marítima às 14 horas e celebração às 17 horas. Tudo também atendendo os protocolos da saúde referente ao combate a pandemia de coronavírus.