Cidades Ilhabela

Ilhabela assina Pacto Global em Defesa do Clima e Energia

Tamoios News

O município de Ilhabela assinou o Pacto Global de Prefeitos e a Energia para a América Latina (GCoM), um compromisso com a ação climática, levando em consideração as emissões de gases de efeito estufa e os efeitos das mudanças climáticas na cidade. A ação é desenvolvida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável.

A assinatura foi realizada pelo Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, e a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, em uma live realizada com o secretário executivo adjunto do ICLEI, Rodrigo Corradi.

A partir da assinatura, Ilhabela precisará criar num prazo de três anos políticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, se preparar para os impactos das mudanças climáticas, aumentar o acesso à energia sustentável e controlar o progresso em direção a esses objetivos. “Fico feliz em ver Ilhabela sendo exemplo e assinando um documento tão importante para uma cidade sustentável. As ações previstas na cidade vão transformar a vida das pessoas”, destaca Rodrigo Corradi.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, lembrou que 84% da cidade está em área do Parque Estadual e que as ações precisam ser de forma sustentável. “A união das secretarias será importante para transformar Ilhabela num destino do ecoturismo, preservando nossas qualidades”.

Já o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, destacou a importância da parceria com o ICLEI. “É um momento importante, pois inserimos Ilhabela numa agenda climática global, construindo o futuro de uma cidade sustentável”.

Ilhabela é a 98ª cidade do Brasil que assina este Pacto Global e isso foi motivo de orgulho do Prefeito Toninho Colucci. “Sabemos da importância de aderir ao Pacto Global. Ilhabela precisa dar exemplo, pois somos uma cidade especial. Temos que propor ações para melhorar a vida das pessoas”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela