Cidades Ilhabela

Ilhabela já permite que hotéis e pousadas operem com 100% da capacidade

Desde o início deste mês de outubro, hotéis, pousadas e similares passaram a poder funcionar com 100% da capacidade operacional. No começo de julho, a autorização era de lotação de até 50%. No final de agosto, passou para 70%.

Mesmo com a liberação de 100% de lotação, os estabelecimentos de hospedagem continuam tendo que seguir as regras estabelecidas no decreto municipal nº 8.166, de 10 de julho de 2020, que regulamenta o funcionamento de hotéis, pousadas e similares durante o estado de calamidade pública provocado pelo novo coronavírus (covid-19).

Fonte: Diário Oficial de Ilhabela

Regras do município

– Posicionar as mesas respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os assentos de cada mesa, no caso de estabelecimentos que sirvam refeições (café da manhã, almoço e jantar) ou que possuam refeitórios utilizados pelos hóspedes;

– Realizar desinfecção diária das acomodações utilizadas, conforme protocolos sanitários estabelecidos por decreto;

 – Acomodar novos hóspedes somente após o período de 24 horas da desocupação e da desinfecção;

– Disponibilizar o uso de máscara, que será obrigatório para todos os empregados, prestadores de serviços e terceirizados;

– Exigir o uso obrigatório de máscaras pelos hóspedes no interior do estabelecimento;

– Manter locais de circulação e áreas comuns com o sistema de ar condicionado limpo (filtros e dutos) e, obrigatoriamente, manter janelas abertas de modo a contribuir para a renovação de ar;

– Cumprir os protocolos sanitários intersetorial e de meios de hospedagem do Plano São Paulo do Governo do Estado de São Paulo; 

– É proibida a utilização de barracas, cadeiras, mesas, guarda-sóis, esteiras, coolers, caixa de isopor e/ou outros objetos similares que estimulem a parada ou a aglomeração de pessoas. 

– É vedado aos hotéis, pousadas e estabelecimentos similares a venda de refeições para não hóspedes e realizar festas, eventos, shows, congressos, confraternizações ou qualquer outro tipo de reunião de pessoas.

O descumprimento das medidas pode implicar em multa, interdição parcial ou total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Covid-19

Ilhabela registra 1.733 casos confirmados de Covid-19 até quinta-feira (22). A cidade registra 13 óbitos de moradores relacionados à doença. O município contabiliza 28 pessoas em quarentena domiciliar e 1.692 recuperados da doença. Ao todo, 10.760 pessoas já foram testadas no município.