Cidades Ilhabela

Ilhabela normaliza atendimento no Centro de Apoio Psicossocial

Tamoios News

A pandemia veio de repente e se expandiu por todo mundo. Todos tiveram que se adaptar as medidas preventivas exigidas para combate e controle da Covid-19. Alguns locais não comportavam um aumento intenso na quantidade dos atendimentos, o hospital Governador Mário Covas por exemplo precisava de mais salas (leitos) para servirem de internação, já que no local se instalou o novo “Setor Respiratório”.

Diante desse imprevisto, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde emprestou o espaço da unidade Centro de Apoio Psicossocial, Caps I para o hospital e os atendimentos em Saúde Mental dos Caps 1, AD e os ambulatórios de psiquiatria passaram a acontecer periodicamente em outros locais: Centro de Referência da Mulher, Centro de Especialidades, no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas, Caps Ad e mais recentemente no Lar do Idoso da Barra Velha, cedido pela Secretaria de Assistência Social do arquipélago.

A equipe relata que nos meses de abril, maio e junho houve um aumento significativo nos casos graves e casos novos, estima-se em média um aumento de 30% desses casos. A estimativa ainda é que isso continuará aumentando em decorrência da ansiedade e do medo do desconhecido, frente as incertezas trazidas pela pandemia. E pode vir a causar aumento nos sintomas de ansiedade em decorrência do medo, sentimento de desamparo, isolamento social e insegurança que vão desde perder o emprego, até um parente vítima da doença.

Marcela Fink, médica psiquiatra, alerta para problemas que a pandemia causou a Saúde Mental. “A pandemia nos trouxe um aumento significativo de doenças psiquiátricas, abuso de substâncias ilícitas e álcool e violência doméstica, sofremos muito quando emprestamos a unidade Caps I para o enfrentamento à Covid-19. A retomada das atividades é uma urgência neste momento!”, finaliza a doutora.

“É importante salientar que todos nós estamos passando por um momento de transformação, no mundo todo. Nós nunca havíamos vivido uma situação de pandemia, que afetou de maneira tão intensa e profundamente nossas relações sociais e familiares, é claro que uma mudança de tão grande porte na rotina, gera ansiedade. É importante dizer que é “normal” sentir em algum momento ansiedade diante deste cenário, de tanta insegurança e incerteza”, finaliza Gabriela de Lima Freitas, médica psiquiatra.

“Os hábitos de Saúde Mental no geral, precisam ser reforçados nesse momento tão tenso, a dica é utilizar os recursos que você tem para: se alimentar bem, manter uma rotina de atividades físicas e se atentar ao tempo excessivo de exposição às telas. Ou seja basicamente perceber que ficar horas nas redes sociais, muitas vezes pode acabar sendo estressante e desgastante. Aproveite este tempo que ficaria online, para realizar atividades mais saudáveis como ver o Pôr do Sol, caminhar pela orla da praia, praticar atividades relaxantes e exercer a paciência”, salienta Luis Felipe Spiritus, psicólogo do Caps I.

Mais Saúde Mental

Lives, cartilhas e vídeos educativos, foram as maneiras que a equipe abordou os mais variados temas da Saúde Mental nas redes sociais oficiais.

Também foi oferecido atendimento psicológico online para os profissionais da saúde do município, por conta da pressão estão suportando, e da sobrecarga psíquica que eles estão enfrentando na luta contra o coronavírus.

Serviço

O Centro de Apoio Psicossocial, Caps I, fica localizado na rua Mato Grosso, 47, Piúva. O telefone para contato é o 12 3896 5675.

*Informações da Prefeitura de Ilhabela