Cidades Ilhabela

Audiência pública sobre obras iniciadas após as chuvas será nesta segunda

Tamoios News
Foto: PMI/Divulgação

 A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, realizará na próxima segunda-feira (19), às 17h, a audiência pública para apresentar os projetos de obras iniciadas após as chuvas.

O evento tem o objetivo de apresentar dados e informações sobre as intervenções após avaliação técnica e relatórios apresentados pela Defesa Civil de São Paulo e Instituto Geológico nos locais afetados pelas chuvas.

A ideia é também informar sobre o desenvolvimento dos serviços nos locais afetados e esclarecer qualquer dúvida sobre todo o andamento legal para contratação da execução dos trabalhos.

Os projetos e obras são necessários diante dos estragos provocados pela intensa chuva do dia 14 de fevereiro, que transformou dezenas de locais do município em área de iminente risco, com casas e diversas áreas públicas abaladas pelo volume de água; famílias desabrigadas e regiões interditadas.

Os transtornos registrados na cidade foram grandes e fizeram com que órgãos especializados se deslocassem ao município para avaliar abalos em estruturas residenciais e públicas, como ruas, avenidas e pontes. Diante da grave situação, a Prefeitura de Ilhabela (Defesa Civil e Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Defesa Civil Estadual e o Instituto Geológico, realizaram , no dia 16, uma avaliação técnica em diversas residências no Morro do Cantagalo, na Vila, no Alto do Itaquanduba, e na Estrada de Castelhanos, que teve parte avariada, além de outros trechos com desmoronamento;  a estrada de acesso ao sul da ilha, com uma parte interditada (sentido centro-sul) devido à erosão na margem; além de desmoronamentos e quedas de árvores em diversos pontos, entre outros. Famílias foram orientadas a deixar as residências por conta do risco de queda e desmoronamento de encostas e barreiras.

Para sanar os graves problemas causadas pelas fortes chuvas (Ilhabela registrou em 14 horas, 165 milímetros de chuva, segundo dados do índice pluviométrico da Defesa Civil; o normal seria quantidade de 25 milímetros por dia), já estão em andamento as obras essenciais, todas dentro de valores praticados pelo mercado. Após os relatórios da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Defesa Civil Estadual e Instituto Geológico, a Prefeitura realizou projetos de recuperação e segue preparando outros.

 “Entre as principais obras iniciadas estão o acesso à Baía de Castelhanos, que se permanecesse interditada prejudicaria toda a comunidade, atrapalharia as famílias de 80 jipeiros que exploram o turismo de um dos maiores atrativos turísticos do arquipélago; a estrada de acesso ao bairros do sul, com nove pontos de desmoronamentos apontados pelos órgão competentes, que podem deixar ilhados milhares de pessoas; também o desassoreamento do Rio da Água Branca e, por fim, as obras para salvar vidas e casas nos bairros Morro dos Mineiros e Cantagalo, Núcleos de Regularização Fundiária”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Luiz Paladino.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.