Ilhabela Semana de Vela

Final de semana tem shows e atrações no Race Village de Ilhabela. Banda Ira! faz show na segunda

Tamoios News

A disputa da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela está chegando ao fim, mas a programação cultural no Race Village segue a todo vapor no Centro histórico da Vila. Neste sábado (20) e domingo (21), além da premiação para os barcos vencedores da mais tradicional competição de vela oceânica do Brasil, shows e palestras, todos grátis, movimentam turistas e moradores do município do Litoral Norte paulista. E para manter o clima quente neste inverno, na segunda-feira (22), a banda Ira! desembarca no palco principal para um show recheado de sucessos.

“A competição no mar de Ilhabela termina neste final de semana, mas preparamos uma agenda para que o mês das férias de julho tenha atividades até o final. Com isso, o Race Village seguirá funcionando normalmente, com shows, apresentações, DJ’s, oficinas, feira literária, sessões de cinema, entre outras atrações”, garante a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, que completa. “Nosso objetivo é manter o alto nível e a diversidade de atrações a fim de continuar atraindo o público, que foi elevado desde o começo desse mês náutico.”

Neste sábado (20), as atividades no Race Village têm início às 14h e serão voltadas ao público infantil, com a oficina de desenho e pintura da Flai. Os shows incluem o DJ Alex (15h), Banda Tom Cats (18h) e Billie Holiday Tributo, com Djane Borba, Hector Costita & Jazz Society Trio (21h). Destaque também para a palestra Rota Dória, às 17h, e o lançamento do livro “Como é viver com Parkinson”, de J. Nelson, às 20h30. A premiação da 46ª Semana de Vela de Ilhabela começa às 20h e vai reunir todas as classes de barcos.

Além das oficinas de desenho e pintura da Flai, adultos e crianças podem se divertir com selfies ao lado do Homem de Ferro e do pirata Jack Sparrow. Os Cosplayers circulam pelo Race Village e tem base no estande da Feira Literária, sempre a partir das 19h. No mesmo horário, neste domingo (21), a Orquestra Popular de Ilhabela sobe ao palco principal para mostrar o talento dos moradores da cidade. A noite termina com o show de Felipe Blu, a partir das 20h. Mais cedo, às 18h, Lucas Andrade ministra a palestra Motivação e Superação.

Ira! na ilha

A segunda-feira (22) vai ser agitada no Race Village, com um dos shows mais esperados desta temporada. Comandada pelo vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra, a tradicional banda Ira! sobe ao palco às 20h para tocar sucessos como ‘Flores em Você’, ‘Envelheço na Cidade’, ‘Tarde Vazia’, entre outros. Antes dos adultos entrarem no clima do rock, a criança pode se esbaldar com as peças teatral Chapeuzinho Vermelho (às 10h e 14h no palco principal) e com a contação de lendas, com Vandinho Caiçara, a partir das 11h, no estande da Flai. As palestras do dia são Refúgio da Vida Silvestre de Alcatrazes, com Kelen Leite, e Guerreiros do Arquipélago – Uma Jornada ao Impossível, por David Kubiac, ambas às 18h.

A programação cultural do Race Village prossegue até domingo (28). Entre os destaques estão João Suplicy. Irmão do cantor Supla e filho do político Eduardo Suplicy, ele apresentará o espetáculo de ‘De Elvis a Jobim’, na sexta-feira (26). As palestram continuam diárias. Entre elas, “O mar não está para Lixo”, com Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, na terça-feira (23); “Operação Milagro – A campanha em defesa da Vaquita, o cetáceo mais ameaçado do mundo”, com a Sea Shepherd (Mara Lott), quinta-feira (25); “Movimento Borandá – Caminho da Mata Atlântica”, com Felipe Feliciani, no domingo (28), entre outras.

Nesta sexta-feira (19), a Classical Queen leva para o palco as principais canções de uma das maiores bandas de todos os tempos. O show cover começa às 20h30. Na noite de quinta-feira (18), quem agitou o Race Village foi Kiko Zambianchi. Ele cantou o famoso hit ‘Primeiros Erros’ e demais sucessos das décadas de 1980 e 1990. Durante o dia, o vento soprou forte e a velejada foi radical nas disputas da 46ª Semana Internacional de Vela, com as primeiras regatas barla-sota, disputadas entre boias. Além da briga pelas posições, as equipes tiveram como desafio o vento inconstante soprando de leste, com rajadas de até 22 nós em alguns momentos.

Sétima arte – O cinema do Race Village segue com a exibição de seis filmes por dia na sala instalada na Praça da Bandeira. Até o domingo (28), serão 97 exibições no total. A parceria com a Paris Filmes garante sucessos nacionais e internacionais, muitos deles recém-saídos de cartaz, como ‘John Wick – Capítulo Terceiro’ e ‘Cópias – De Volta a Vida’, ambos estrelados por Keanu Reeves, e ´Um Casal Improvável´, estrelado por Charlize Theron. Entre as produções brasileiras, destaque para ‘Turma da Mônica – Laços’, filme lançado em julho e ainda em exibição em todo o Brasil.

Para garantir um lugar na sala de cinema do Race Village é preciso retirar o ingresso no dia da exibição com uma hora de antecedência. Como os lugares são limitados, a recomendação é chegar cedo. Mas, é preciso ficar atento e conferir a classificação indicativa de cada filme antes de adquirir a entrada.

Programação no Race Village
Dia 20 – sábado
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
15h – DJ Alex
17h – Palestra: Rota Dória, com Ana Wuo
18h – Banda Tom Cats
19h – Flai – Cosplayers – Homem de Ferro e Jack Sparrow
20h – Premiação da 46ª Semana de Vela de Ilhabela | Encerramento (todas as classes)
20h30 – Flai – Lançamento do livro “Como é viver com Parkinson”, de J. Nelson. Com leitura de trechos do livro e sessão de autógrafos.
21h – Billie Holiday Tributo, com Djane Borba, Hector Costita & Jazz Society Trio

Dia 21 – domingo
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
15h – DJ Kwest
18h – Flai – Palestra: Motivação e Superação, com Lucas Andrade
19h – Flai – Cosplayers – Homem de Ferro e Jack Sparrow
19h – Flai – Orquestra Popular de Ilhabela (palco)
20h – Felipe Blu

Dia 22 – segunda-feira
10h – Flai – Peça teatral: Chapeuzinho Vermelho (palco)
11h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
14h – Flai – Peça teatral: Chapeuzinho Vermelho (palco)
15h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
15h – DJ Kustelinha
18h – Palestra: Refúgio da Vida Silvestre de Alcatrazes com Kelen Leite
18h – Flai – Palestra: Guerreiros do Arquipélago – Uma Jornada ao Impossível, por David Kubiac (no stand)
19h – Nós na Goma
20h – Ira!