Ilhabela

Ilhabela discute destino de navio oceanográfico em reunião pública

Tamoios News

Serão apresentadas duas propostas: O naufrágio ou transformá-lo em museu

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará na próxima sexta-feira (31), às 10h, no auditório do Paço Municipal, uma reunião pública para definir o destino do navio Professor W. Besnard, doado para o município pelo Instituto Oceanográfico da USP, em 2016.

Na ocasião serão apresentadas duas opções de destino à embarcação: a primeira delas é o naufrágio, que se transformará com o tempo em um recife artificial, sendo atrativo turístico para mergulhadores e moradia para a vida marinha.

A segunda é a doação a uma entidade particular que transformará o antigo navio em museu. Nesta proposta também serão apresentados os possíveis locais para a instalação do museu.

Histórico

O navio pertencia ao Instituto Oceanográfico da USP. Em 2008, sofreu um incêndio e, desde então, está ancorado no Porto de Santos. No ano passado foi doado para o município de Ilhabela.

Durante os mais de 40 anos em que permaneceu à disposição da USP, navegou por seis vezes para a Antártida; transportou cerca de 50 mil amostras de organismos marinhos; navegou durante 23 anos sem interrupções; possuí 80 diários de bordo; inúmeras pesquisas e muitas histórias.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.