Ilhabela Turismo

Ilhabela lançará tours históricos e investe em aula de turismo

Tamoios News

Os participantes da aula de turismo histórico são alunos do curso de monitores e guias da Etec entre outros

A realização das aulas tem como objetivo o lançamento de três tours históricos guiados a partir do dia 22 de outubro, passando pelo Centro histórico, Fazenda Engenho D’Água e Fazenda Engenho da Toca. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, realizou, recentemente, a primeira aula de Turismo Histórico, ministrado pela historiadora Cintia Bendazzoli Simões.

Os participantes da aula de turismo histórico são alunos do curso de monitores e guias da Etec e associados do curso de monitores e guias.

O turismo histórico-cultural é considerado um fenômeno social, produto da experiência humana. Por meio do turismo cultural os centros receptores da demanda turística ofertam aos seus visitantes o lazer, entretenimento e, consequentemente, as trocas culturais, durante a sua permanência e convivência temporária com membros de outros grupos sociais.

Sobre Cintia Bendazzoli Simões – Cintia é sócia efetiva da Sociedade de Arqueologia Brasileira desde 2003 e atua na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica e enfoque nas regiões litorâneas do Sudeste. Responsável pela curadoria da exposição “Escavando o Passado: arqueologia na cidade de São Paulo”, em cartaz no Centro de Arqueologia do município de São Paulo desde 2009, atuando também na área museológica e educativa. Paleógrafa e curadora de documentação histórica e de acervos bibliográficos.

É bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP (2001), com licenciatura em História pela Faculdade de Educação – FE/USP (2010), é mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2007) e doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE/USP (2014). Entre 2014 e 2017 atuou como arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/SP. Em 2018 foi eleita Representante Regional do Litoral Norte Paulista junto ao Sistema Estadual de Museus – Sisem/SP.