Ecoturismo Ilhabela

Ilhabela sedia Congresso Brasileiro de Ecoturismo

Tamoios News
Menino caiçara de Castelhanos,Ilhabela._Foto Alex Damico

Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura ocorre entre os dias 14 e 18 de agosto

 O arquipélago de Ilhabela sedia a partir de quarta(14) a 16ª edição do Abeta Summit – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, entidade representativa que há 15 anos está pautando os rumos da vida ao ar livre no país. 

Considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do setor, ele reúne, de forma dinâmica e interativa, empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais.

Com grande variedade de palestras, oficinas de capacitação, visitas técnicas e encontros de negócios, o evento busca produzir conhecimento para melhorar a capacidade de gestão e inovação de micros e pequenos negócios, ampliar a rede de relacionamentos do segmento e promover novas oportunidades de negócios para empresas e destinos turísticos.

Com inscrições online e aberto ao público geral, reflete as tendências do mercado brasileiro, cujo amadurecimento é reflexo do corpo associativo que desde 2003 empunha a bandeira de que o potencial turístico do Brasil vai além de verão e praia, até então dominantes nas estratégias de desenvolvimento do setor. Fortalecendo essa ideia, a trajetória da Abeta registra uma incidência que vai da normalização das atividades com foco prioritário na segurança, até o debate qualificado sobre uso público de unidades de conservação, entre o leque de temas que balizam e engajam, tanto o trade, quanto o público final.

Durante o evento, convidados de peso vão compartilhar suas experiências em uma programação que envolve painéis, debates, palestras, oficinas e mostras culturais. E como não poderia ser diferente, um dia inteiro será dedicado à vivências práticas da vida ao ar livre, com uma lista de atividades ofertadas aos participantes. Vale destacar que Ilhabela, além de uma costa deslumbrante, tem 80% de seu território coberto por unidades de conservação. Um deleite a ser celebrado no Summit através de caminhadas, pedaladas ou experiências de navegação à vela, que vão dialogar com iniciativas de turismo de base comunitária ativas no município.

Com o tema: “15 anos de Vida Natural”, o objetivo é ampliar a diversidade do público presente, incluindo, além dos profissionais do segmento, consumidores e interessados nos temas relativos ao turismo de aventura, ao ecoturismo, a sustentabilidade e a natureza de maneira geral.

Para essa edição, estima-se aproximadamente 400 participantes, entre congressistas, palestrantes, expositores, convidados e equipe de produção. Aguardado como a maior celebração da vida ao ar livre no país, o evento é um espaço de construção de pontes e relacionamentos entre o trade, qualificação de público, geração de conhecimentos e oportunidades de negócios. Imperdível a todos os que apostam na atividade sustentável do turismo de aventura como vetor de desenvolvimento social e econômico.

 Sobre Abeta

Com mais de uma centena de empresas associadas presentes em 22 Estados e no Distrito Federal, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), é uma associação civil que atua para transformar o potencial turístico do Brasil em vetor de desenvolvimento econômico e social, promovendo o associativismo, a capacitação profissional e o uso inteligente e sustentável do ambiente natural e cultural do país para a prática do turismo seguro e responsável.