Ilhabela Notícias

Presidente da Câmara e Prefeito aproveitam visita de vice-governador para reivindicações

Tamoios News
Fotos: Jorge Mesquita/TN

Márcio França recebeu pedidos de melhorias nas balsas, e nos serviços da Sabesp, durante Encontro Estadual dos Ativistas da Causa Animal

 


Por Leonardo Rodrigues

A chefe do Poder Legislativo, Nanci Zanato, e o prefeito Márcio Tenório aproveitaram a vinda do vice-governador do Estado, Márcio França, para apresentar diversas reivindicações de melhorias nos serviços oferecidos pela Sabesp, e pela Dersa – responsável pelas operações de travessia de balsa no Canal de São Sebastião.

Márcio França veio ao arquipélago participar de dois eventos: o Encontro Estadual dos Ativistas da Causa Animal, e da inauguração do Detran. Essa é a primeira vez que Ilhabela recebe o Encontro dos Ativistas da Causa Animal que contou com a presença de várias autoridades e prefeitos do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale da Ribeira e outras regiões.

“O problema dos animais já está resolvido. Nós temos um grande problema em Ilhabela chamado balsa, chamado Dersa”, ironizou Nanci, ao convocar todos os vereadores da cidade para, juntos, entregar em mãos um ofício reportando diversos problemas no serviço de travessia e reivindicando uma resposta do Estado.

Para Nanci, o presidente da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço não gosta de Ilhabela, e pediu sua demissão para Márcio França – que assumirá o Governo em virtude do afastamento de Geraldo Alckmin que deve disputar as eleições presidenciais. “O Laurence deve odiar Ilhabela, ele não nos dá atenção. O que eu peço é que o senhor ame Ilhabela, e demita ele”.

A presidente da Câmara Municipal considerou a balsa como uma continuação da Rodovia dos Tamoios. O que requer atenção e ação do Governo do Estado. “Eu tenho certeza que o senhor governador resolverá esse problema”, afirma.

O apelo do Poder Legislativo encontrou coro no Executivo, quando o prefeito não apenas ratificou a fala de Nanci, mas também entregou uma carta de reivindicações pedindo melhorias na Balsa, e também para o serviços da Sabesp. “Esta empresa realiza um péssimo serviço no Litoral Norte a quase 40 anos, e trabalha de forma impositiva. Mas já avisei o presidente da Sabesp que aqui, não será do jeito que ele quer, mas do jeito que a população quiser”, afirma Tenório ao se referir a Jerson Kelman.

Márcio França – O vice-governador afirmou que um Estado como São Paulo, com o PIB duas vezes maior que o da Argentina, tem problemas, mas ainda é o mais equilibrado do país. Ele promete disposição no breve período que estiver como governador, e tentará equacionar e responder as reivindicações apresentadas.

Em sua fala, Márcio França afirma que fez questão de participar do Encontro Estadual dos Ativistas da Causa Animal. Ele diz defender a tese que a política é uma atividade em que se deve ter vocação, com sensibilidade e lealdade. Características essas naturais dos que se dedicam à causa animal. “Quem defende essa causa já tem uma vocação natural para a política”.

Márcio França admitiu atraso do Governo quanto ao fomento de políticas públicas estaduais à proteção de animais. “Está na hora do Estado de São Paulo dar exemplo para o Brasil”, considera.

Ele que assumirá o Estado nos próximos dias, reconheceu que o tempo não corre a seu favor para grandes realizações como governador. “Serão nove meses. É um tempo curto e que passa rápido. Mas também um casal pode se conhecer, namorar, e ter um filho nesse período. Para administrar eu também sou rápido”, brinca.

Causa animal –  A iniciativa do Centro de Referência Animal (CRA) em Ilhabela foi apresentado como modelo que pode ser adotado em outras cidades do Estado, e país. O evento teve como objetivo debater o futuro das políticas públicas para enfrentar problemas como o controle populacional, maus tratos, crime de abandono, saúde animal com referência em zoonoses e meio ambiente.

Criado há dois anos, o CRA presta relevante serviço público ao município oferecendo à comunidade, de forma gratuita e sem qualquer tipo de exclusão, uma série de ações a exemplo de consultas, exames e cirurgias para cães e gatos de pequeno, médio e grande porte.

Detran – Márcio França ainda cumpriu agenda nesta tarde, e participou da entrega oficial da nova estrutura do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), que oferece melhor mobilidade para execução do trabalho do departamento, que conta com sala apropriada para os exames teóricos (destinados aos futuros motoristas), além de área para inspeção veicular.

Para o prefeito, Márcio Tenório, a sede é um espaço importante à população. “O novo endereço trouxe maior comodidade e agilidade para os funcionários, motoristas e futuros condutores, que necessitam dos serviços do Detran.

O Detran/SP faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável no Estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por normatização própria. E entre suas competências estão promover a educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, o órgão produz estatísticas de trânsito e gerencia a autuação e a arrecadação de multas.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.