Ilhabela Obras

Residência do primeiro morador beneficiado com o programa “Casa Caiçara” será entregue em Ilhabela

Tamoios News
Foto: PMSS

A construção segue a tipologia tradicional das moradias caiçaras

Representantes da Comissão Técnica das Comunidades Tradicionais (CTCT), coordenados pelo presidente e arquiteto da Prefeitura, Julio Secco, realizaram, recentemente, visita técnica de conclusão da obra do primeiro morador favorecido pelo programa “Casa Caiçara”, na Comunidade Tradicional do Saco do Sombrio.

A moradia será inaugurada e entregue na próxima sexta-feira (13), às 13h30, como parte da extensa programação em comemoração ao aniversário de 214 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade.

Essa é a primeira casa finalizada, de cinco licitadas. O “Casa Caiçara” prevê a execução global da obra, com fornecimento de material, equipamentos e mão de obra, de acordo com projeto arquitetônico fornecido e em acordo com a legislação específica sobre Habitação Social nas Comunidades.

A CTCT informa que a construção segue a tipologia tradicional das moradias caiçaras, utilizando tecnologia e materiais sustentáveis, sendo uma edificação com critérios de sustentabilidade, tendo como principais características: estrutura e cobertura com madeira de eucalipto tratado e de reflorestamento; portas, janelas e deck com madeira de pinus tratado e de reflorestamento; forro de bambu em trama, tratado; geração de energia fotovoltaica; captação e reúso da água da chuva; esgoto com tratamento por biodigestor e sumidouro; aquecimento solar da água do chuveiro; iluminação e ventilação natural; iluminação artificial por lâmpadas LED e tijolo e reboco de solocimento.

O projeto da obra inclui 33,5m² de área construída.