Ilhabela Semana de Vela

Semana de Vela terá palestra sobre meteorologia

Tamoios News
Semana de Vela em Ilhabela, em Julho, atraí milhares de turistas

Além de exposições e atividades, espaço Race Village trará informações do mundo náutico e shows nacionais

A Semana de Vela de Ilhabela entrará na 45ª edição. Já consagrado no Litoral Norte de São Paulo, e nacionalmente conhecido pelos amantes de vela, o evento é uma oportunidade de interação entre moradores, visitantes e esportistas, os quais terão como palcos principais não somente as águas mansas que banham a ilha, mas também o espaço Race Village, montado e ativo desde o primeiro dia, no Centro Histórico dea cidade, abrigando exposições, shows, palestras e muito mais.

No dia 23 de julho será a abertura do Ilhabela Cup, e na tarde deste mesmo dia, para animar o público no Race Village, a banda veterana do rock brasileiro, Paralamas do Sucesso, se apresentará no palco principal. Formado no início dos anos 80, os integrantes do grupo nunca mexeram na sua formação, são os mesmos desde o início, um caso único no Brasil. Famosos por hits como “Melô do marinheiro”, “Vital e sua moto” e “Meu erro”, os Paralamas (como são mais comumente chamados) chegam aos 35 anos de carreira em plena atividade, e trazem para Ilhabela grandes sucessos da banda.

Já no fim da tarde do dia 24 de julho, quem estiver interessado em aprender mais sobre o estudo dos fenômenos atmosféricos, a meteorologia, esta será a oportunidade. Pela segunda vez agregando valor ao evento, o velejador doutor em meteorologia pela Universidade de São Paulo e University of Bergen, João Hareckott, trará uma versão ainda mais atualizada e completa da apresentação feita no arquipélago no ano passado. Em 2017, Hareckott trouxe ao evento a apresentação “Meteorologia: a ciência aplicada à vela”, palestra complementada por ele a cada ano, desde sua primeira versão, de meados de 2014.

“Ao longo da apresentação, abordo todos as grandes áreas da meteorologia e suas ferramentas, explicando como cada uma pode ajudar nas tomadas de decisões dos velejadores. Elas são: monitoramento meteorológico, previsão do tempo, previsão sub-sazonal, previsão sazonal, e climatologia”, explica João Hareckott. O público-alvo são os velejadores de vela oceânica, mas todos os presentes estão convidados a prestigiar.

Lembrando que, além da palestra, João Hareckott estará no mesmo local diariamente, entre os dias 20 e 28, fazendo a transmissão de boletins meteorológicos. O espaço de palestras terá capacidade para 150 pessoas sentadas. No caso de esgotamento das cadeiras, será possível acompanhar as apresentações em pé.

A 45ª Semana de Vela de Ilhabela está chegando. Confira abaixo a programação completa dos eventos náuticos e do espaço Race Village:

No mar

Escola de Vela Lars Grael & Yacht Club de Ilhabela

De 6 a 9 – Campeonato Brasileiro de Classe Star

De 7 a 9 – 45ª Semana de Vela de Monotipos

De 7 a 9 – Campeonato Sudeste Brasileiro das Classes Hobie Cat, Laser e Snipe

De 12 a 15 – Ilhabela Boutique Boat Show

De 20 a 28 – 45ª Semana de Vela Oceânica

De 21 a 27 – Campeonato Brasileiro da Classe C30

De 23 e 24 – Ilhabela Cup

Dia 21 – Desfile dos Barcos

Em terra

Race Village | De 6 a 29

Praça das Bandeiras

Shows

7 – Gabriel, O Pensador

9 – Mano Beethoven

8 – Luana Camarah

14 – Orquestra Rock

15 – Banda Captadores

16 – George Moon e Banda

21 – Banda Tom Cats

22 – Serial Funkers

23 – Os Paralamas do Sucesso

25 – Orquestra Popular de Ilhabela

26 – Chico Martins e Trio

27 – Diogo Nogueira

29 – Cesar Medina Music às 18h / Banda Brisa às 20h

Cultura

Dias 12 e 13 – Mostra de Dança da Fundaci

De 18 a 28 – Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

Dia 19 – Stand up comedy Fundaci

E mais: Transmissão dos jogos da Copa – semi e final

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.