Ilhabela Política

Vereadores de Ilhabela usarão Casa da Princesa por “tempo determinado”

Tamoios News
Foto: Rodrigo Zapelli/PMC

Decisão conjunta entre vereadores e prefeito estabeleceu período de 12 a 18 meses para que a Casa da Princesa seja usada como sede do legislativo

Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela

Uma reunião no Paço Municipal de Ilhabela na última segunda-feira (9) definiu novidades para a recém inaugurada sede do legislativo, conhecida como “Casa da Princesa”, na Vila.

O prefeito Márcio Tenório e os vereadores decidiram, em conjunto, que o imóvel será utilizado por um período entre 12 e 18 meses. Neste tempo a atual administração irá em busca de uma nova sede para abrigar o legislativo. Durante a reunião, o ex-vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto foi anunciado como o responsável pela articulação entre os poderes, assim como com a sociedade civil organizada e população.

Segundo Tenório, a decisão levou em consideração o desejo da comunidade de Ilhabela. “Realizamos todo o nosso trabalho pautado no que a população se manifestou como melhor para a nossa Ilha e essa população foi contra a mudança”, disse.

Ao Tamoios News, a Prefeitura de Ilhabela esclareceu em nota que ainda haverá um estudo para determinar o que será feito com a Casa da Princesa após a utilização como sede da Câmara. “A Mudança exigiu algumas alterações que também não agradaram, como a retirada de janelas, por exemplo. Vamos trabalhar para melhor aplicação e destino dos bens públicos”, apontou a administração.

Em 2015, durante a administração do prefeito Toninho Colucci (PPS),  a Casa da Princesa foi desapropriada com a finalidade de instalação da Câmara Municipal, uma creche e uma via de acesso ao norte do arquipélago.

À época, o município alegou que a desapropriação teve o objetivo de impedir que o proprietário demolisse o imóvel para a construção de um estabelecimento comercial, e o projeto de reforma não alterou a fachada da casa, nem a descaracterizou.

Transferência – A Câmara Municipal informou ao Tamoios News que a mudança para o novo prédio será iniciada assim que o ofício encaminhado pela presidente Nanci Zanato (PPS), nesta terça-feira (10), seja deferido. No documento, ela solicita ao Executivo apoio de caminhões e funcionários para ajudar na transferência do mobiliário e arquivos.

Segundo o legislativo, os serviços de internet, telefonia e ar-condicionado estão em processo de licitação e a expectativa é de que até o reinício das Sessões Ordinárias, em 7 de fevereiro, os mesmos estejam normalizados.

Em nota, a Câmara reiterou que até a efetiva mudança, o atendimento ao público será realizado em dois endereços: Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 e na Rua Dona Germana 85, ambos no Centro de Ilhabela.

1 Comentário

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.