Cidades Ubatuba

Inscrições online para castração de cães e gatos em Ubatuba iniciam no dia 13

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi

A Vigilância em Saúde retoma as atividades de cadastramento para a castração de cães e gatos no município de Ubatuba. Devido à pandemia da Covid-19, o cadastro passa a ser feito somente por e-mail a partir do dia 13 de outubro.

O setor ainda reforça que não haverá data programada para encerramento da ação e nem data limite para o atendimento – que será feito de acordo com a demanda.

O cadastro será realizado online pelo e-mail castracao.ubatuba@gmail.com e cada responsável poderá inscrever, no máximo, 5 animais por mês – lembrando que o programa de esterilização de cães e gatos de Ubatuba realiza cirurgia em animais fêmeas e machos.

A inscrição para a cirurgia com as clínicas credenciadas possui um cadastro único e, para efetuá-la, o proprietário deve ter mais de 18 anos e enviar uma serie de documentos preenchidos juntamente com o modelo do formulário que se encontra disponível no site da Prefeitura de Ubatuba (https://bit.ly/3jPsFWg)

Validação

Caso o e-mail esteja correto, o usuário receberá uma mensagem confirmando que o cadastro foi a realizado com sucesso, e, também, constando o número das fichas referentes aos animais cadastrados.

Posteriormente, será efetuado contato para agendamento do procedimento cirúrgico, que será realizado por uma clínica veterinária credenciada. A Vigilância em Saúde reforça que as clínicas ficam localizadas na Região Central, porém, o transporte é de responsabilidade do tutor. A clínica terá o prazo de 40 dias para realizar a cirurgia a partir da convocação.

O agendamento será realizado por ordem de recebimento dos cadastros, desde que estes estejam corretamente preenchidos, sendo priorizados os indivíduos assistidos por programa social.

Confira o que é necessário constar no e-mail

-Fichas digitalizadas completamente preenchidas e assinadas;

-Cada animal precisa de uma ficha, que deve ser preenchida com todas as seguintes informações: nome completo, endereço, RG, CPF, telefone, nome do animal, espécie, porte, cor, sexo, raça, idade e peso aproximado);

-Via digitalizada do RG e CPF ou CNH;

-Via digitalizada do comprovante de endereço (de onde o animal está);

-Via digitalizada de comprovante de indivíduo assistido por programa social (NIS, cartão cidadão, resumo do cadastro único atualizado).

Programa

A Vigilância em Saúde ressalta que o trabalho feito é gratuito, nenhuma contribuição é exigida dos munícipes já que se trata de uma política pública que visa a prevenção em saúde. Desde janeiro de 2020, já foram castrados 629 animais até o momento. Desde março até o final de maio, o programa ficou suspenso por conta da Covid-19 e foi retomado em junho.

As atividades de castração têm o objetivo de controlar zoonoses como a leishmaniose visceral, a esporeotricose e a raiva humana. Atualmente, o Programa de Castrações da Prefeitura de Ubatuba é realizado em duas frentes: por meio de clínicas cadastradas e pelo castramóvel, que atendem também animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em alguns casos.

Os investimentos no programa de castração incluem, além do pagamento às clínicas feito por animal castrado, a remuneração de toda a equipe do CCZ, que inclui profissionais de Veterinária concursados e contratados, tratadores, funcionários de limpeza e vigilância, motorista, fiscais, auxiliar administrativo, manutenção do espaço e de equipamentos como freezer, despesas com energia, água, telefone, carro de apoio além de todos os insumos utilizados (anestesia, fios e EPIs – equipamentos de proteção individual, medicamentos). No total, são mais de meio milhão de reais investidos anualmente nessas ações

Dúvidas podem ser tiradas por e-mail: castracao.ubatuba@gmail.com ou telefone: 3832-6810 ou 3833-4563.

*Informações da PMU