Cidades São Sebastião

Instalação de subestação da EDP no Portal da Olaria gera reclamações de moradores

Tamoios News

Simone Rocha

Os moradores do Portal do Olaria, em São Sebastião, não estão nada felizes com a notícia de que uma subestação da EDP – Energias do Brasil S.A.,  será instalada futuramente no bairro e se unem no sentido de impedir que isso aconteça. Um abaixo-assinado, que circula pelo local, já tem 250 assinaturas. “Estamos fazendo reuniões e nos movimentando para tentar impedir a implantação dessa nova estação. Não queremos uma subestação de energia aqui”, esclarece Ricardo Gonçalves de Sant’Ana, arquiteto e urbanista, morador do bairro.

A servidora pública federal, Luciana Medeiros, mora no Olaria desde 2007. “Minha casa é bem próxima de onde se pretende instalar a subestação da EDP. Minha maior preocupação é com a questão da segurança e os impactos na saúde. Em 2016, uma subestação pegou fogo em Taubaté. E os riscos de explosão? Além disso, há o problema do ruído. A pergunta que fica é por que uma subestação tão próxima dos moradores e em um bairro estritamente residencial. Não há locais mais descampados em São Sebastião? Por que expor os moradores a riscos”, questiona Luciana. Segundo ela, na reunião que tiveram com a EDP nenhuma das questões acima foram esclarecidas

EDP

Procurada pelo Portal Tamoios News, a EDP informou que segue rigidamente todas as normas técnicas, de segurança e de meio ambiente quanto a construção de suas subestações de energia. Segundo o comunicado, a localização do bairro Olaria, em São Sebastião, foi mapeada pela Distribuidora para ter uma nova estação, por questões técnicas e estratégicas para o sistema energético do município, visando a melhor possibilidade de acompanhar o desenvolvimento da cidade. A subestação planejada expandirá em 33% a capacidade do sistema energético da cidade e vai impactar diretamente 16 mil unidades consumidoras da região, entre indústrias, comércios, residências e, principalmente os moradores próximos ao empreendimento, além do abastecimento dos túneis da rodovia Nova Tamoios.

Ainda segundo a EDP, a unidade possuirá um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, e um moderno sistema de vídeo-monitoramento para segurança, em que os operadores visualizam, de forma remota, as possíveis operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão. Além disso, a nova estação contará com um sistema tecnológico de acústica que impede a propagação do som para o meio externo, transformadores com óleo vegetal, que são isolados com fluído biodegradável, garantindo assim, maior eficiência alinhada ao menor impacto a comunidade e meio ambiente local.

A Companhia ressaltou que já realizou uma primeira reunião na Associação dos Moradores do Bairro Olaria e está à disposição para qualquer esclarecimento e orientação, além disso, acompanha junto a prefeitura municipal de São Sebastião os devidos licenciamentos.