Caraguatatuba Cidades

Litoral Norte avança à fase Amarela e aulas serão retomadas em 7 de outubro

Tamoios News
Litoral Norte está na fase Amarela

Em entrevista coletiva concedida no inicio da tarde desta sexta-feira(7), o governador de São Paulo, João Doria, confirmou a passagem da fase 2-Laranja para a fase 3- Amarela das cidades do Litoral Norte. Foi a 10ª reclassificação do Plano São Paulo. A quarentena foi prorrogada até o dia 23 de agosto.

Na fase amarela, fica permitido o funcionamento de serviços essenciais, imobiliárias, concessionárias e escritórios. Comércios, shoppings centers, salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado também podem funcionar, mas com restrições. No Litoral Norte, as prefeituras já haviam liberado a maioria dessas atividades, mesmo estando na fase 2-Laranja.

Doria informou ainda que as aulas presenciais em escolas públicas e privadas serão retomadas no dia 7 de outubro e não mais em 8 de setembro, conforme previsão inicial feita pelo governo. O governador disse que escolas públicas e privadas poderão reabrir a partir de 8 de setembro para aulas de reforço e outras atividades.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, destacou que a mudança de fase em nove regiões, cerca de 86% do estado, deu-se devido a queda de 10% no número de casos, de 7% de internações e 4& no número de óbitos.

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn disse que a flexibilização não impactou a epidemia no estado. “Estaremos vigilantes aos índices, caso necessário, retroagiremos as fases anteriores”, comentou.

Segundo ele, o estado registra 608.379 casos e 24.735 mortes. A taxa de ocupação de leitos UTI no estado é de 59%. O estado tem feito 30 mil testagem por dia.

Educação

O secretário de Educação, Rosieli Soares, disse que o retorno das aulas, a partir do dia 7 de outubro, com toda segurança para alunos, professores e funcionários é fundamental. Ele postou um gráfico sobre isso:

O secretário também falou sobre o planejamento, também, através de um gráfico:

Sobre a retomada opcional a partir de 8 de setembro: