Cidades

Litoral Norte de SP já notificou 6,9 mil casos de dengue em 2020

Tamoios News
Foto: Agência Brasil

A primavera tem como característica dias com temperaturas mais elevadas e chuvas recorrentes. Com isso, as ações de controle ao Aedes aegypti devem ser intensificadas, uma vez que água acumulada associada a alta temperatura é propícia para a proliferação do mosquito. Este ano, as quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo já notificaram 6.915 casos de dengue.

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, segundo informações da prefeitura, já foram notificados 700 casos de dengue em 2020. Até agora, os meses de fevereiro, março e abril foram os que registraram os maiores números de notificações, com 119, 274 e 128, respectivamente. Entre os casos notificados, 230 foram confirmados com exame. Os outros foram confirmados por vínculo epidemiológico. Todos os casos positivos tiveram como local provável de infecção o próprio município de Caraguatatuba.

Os casos notificados se concentram principalmente nos bairros Perequê Mirim (78), Olaria (50), Travessão (49), Jetuba (38), Casa Branca (35), Jaraguá (32), Sumaré (31) e Centro (27). Mas, apesar de haver menos notificações em outros bairros, o alerta da importância do combate à dengue vale para todo o município.

A prefeitura informou que não há casos de Chikungunya e Zika em Caraguatatuba.

Ubatuba

A prefeitura de Ubatuba divulga um boletim específico de arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Os dados da publicação mais recente da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba foram atualizados no último dia 19 de outubro. Do início de 2020 até essa data, foram notificados 1.686 casos de dengue no município. Os meses com os maiores números de notificações foram fevereiro (221), Março (281), Abril (323), Maio (205) e Junho (200).

Duzentos e quatro casos de dengue foram confirmados laboratorialmente. Em relação ao local provável de infecção desses casos, os maiores números estão nos bairros Estufa II (41), Centro (35), Ipiranguinha (28) e Perequê-Açú (27).

Não foram registrados casos de Chikungunya e Zika este ano em Ubatuba.

São Sebastião

A prefeitura de São Sebastião tem divulgado informações sobre a dengue junto com o boletim sobre a Covid-19. Segundo o boletim mais recente, publicado no dia 21 de outubro, a cidade registra 2.603 casos notificados de dengue, 320 casos confirmados, 6 casos em investigação e 1 óbito confirmado de não residente. Porém, o boletim não especifica a qual período se referem esses números. A prefeitura foi questionada, mas não retornou até o fechamento desta matéria.

Ilhabela

A prefeitura de Ilhabela também tem divulgado informações sobre a dengue junto com o boletim da Covid-19. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, atualizados dia 21 de outubro, o município registra de janeiro de 2020 até o momento 1.926 casos notificados de dengue, sendo 363 casos confirmados, 19 em investigação, 1 óbito e 1.544 descartados. Os casos confirmados estão concentrados principalmente nos bairros: Barra Velha, Perequê, Reino, Itaquanduba e Água Branca.

Colabore no combate à dengue

As ações para impedir a reprodução do Aedes aegypti (mosquito responsável pela transmissão de doenças como a dengue, chikungunya e zika) já são conhecidas pela população: tampar tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, limpar ralos e cobri-los com tela, colocar areia em vasos de plantas, entre outras. As ações devem ser diárias, todos devem usar alguns minutos do dia para verificar se existe acúmulo de água em casa, no ambiente de trabalho e de estudos.