Caraguatatuba Cidades

Litoral Norte perdeu 3.752 vagas de emprego durante a quarentena

Tamoios News

Nos meses de março e abril durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus a região do Litoral perdeu  3.752 vagas de emprego. O levantamento foi feito pelo Ministério da Economia.

O número de desempregados deve ser bem maior pois o levantamento incluiu apenas os funcionários registrados em carteira. No Litoral Norte, existe muita mão de obra informal, principalmente em bares,  restaurantes, quiosques e hotéis

A crise sanitária obrigou o fechamento de atividades econômicas em plena baixa temporada, agravando ainda mais a crise financeira na região.

Para complicar, os três feriados prolongados ocorridos, devido à pandemia não puderam ser aproveitados porque a hotelaria e os comércios permaneceram fechados devido as restrições impostas pelo governo estadual.

Tradicionalmente, quando termina o verão, a região registra muitas demissões e até fechamento de comércios, devido à queda no movimento turístico.

Este ano, por causa dos feriados prolongados de abril, muitos estabelecimentos optaram em manter boa parte de seus funcionários, mas as restrições impostas devido ao coronavírus obrigaram as demissões, principalmente, na hotelaria, bares e restaurantes.

O empresário Rodrigo Tavano, de Caraguatatuba, por exemplo, foi obrigado a demitir parte dos funcionários e fechar uma de suas pousadas. A crise sanitária, segundo ele, afetou extremamente a economia da região que vive e depende do turismo.

Tavano disse acreditar, que com a reabertura dos meios de hospedagem, o segmento deve começar a ter movimento a partir de julho, mesmo assim, de forma reduzida. Segundo ele, se tudo ocorrer bem, em setembro o movimento deverá ser maior.

No maior shopping da região, o Serramar Praia Shopping, em Caraguatatuba, seis das suas 100 lojas decidiram encerrar suas atividades devido a pandemia. O shopping reabre nesta segunda-feira(1º) com capacidade e horário reduzidos.

Segundo a gerente de marketing do shopping, Gláucia Acciarito, a reabertura será facultativa porque muitos logistas terão que repor seus funcionários que tiveram o contrato suspenso ou foram demitidos durante o fechamento do centro de lojas devido a pandemia.

Empregos

A cidade de Ubatuba liderou o registro de desemprego na quarentena foram suspensas 1.367 vagas no município.

Caraguatatuba, a maior cidade da região, perdeu 947 vagas no mesmo período. Em São Sebastião, 789 pessoas ficaram desempregadas; e, em Ilhabela, 649 pessoas.

Ilhabela foi a única cidade da região a conceder ajuda às famílias que ficaram desempregadas devido a pandemia de coronavírus, através do programa Ilhabela Unida pelo Trabalhador.

A prefeitura destinou R$ 25 milhões para liberar auxilio aluguel e cartão alimentação aos desempregados. Cerca de 7 mil pessoas devem ser atendidas pelo programa.

Esta semana, a prefeitura deverá destinar cerca de R$ 18 milhões para ajudar emergencial aos comerciantes e empresários atingidos pela pandemia. O programa pretende liberar um salário mínimo para cada um dos comerciantes e cartão alimentação para os seus funcionários.

As demais prefeituras distribuem cestas básicas às famílias afetadas pela pandemia. Os prefeitos tentam flexibilizar ainda mais a retomada a partir desta segunda-feira(1º) para tentara diminuir os efeitos da crise financeira.