Cidades Ubatuba

Lobo-marinho resgatado no Maranhão receberá atendimento no Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Marinhos em Ubatuba

Por meio de uma parceria entre a Mineral Engenharia e Meio Ambiente e o Instituto Argonauta, o  animal, da espécie Arctocephalus tropicalis, será transportado para São Paulo a fim de receber atendimento veterinário para sua reabilitação

No dia 07/09/2021 a equipe do IBAMA/CETAS São Luís – MA foi avisada de que o animal havia sido avistado no município de Ariri, cerca de 160 km de distância da capital. Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente do município de Arari, CMA-ICMBio-MMA e da equipe do IBAMA, no dia 08/09/2021 o animal foi resgatado no Rio Mearim, onde constatou-se tratar de um macho debilitado pesando 29,3 Kg. Posteriormente o animal foi encaminhado para o CETAS do IBAMA em São Luís.

Após receber os primeiros atendimentos veterinários, e em razão desta espécie ser encontrada mais comumente durante o inverno ao sul do litoral brasileiro, com apoio das equipes do IBAMA e CMA/ICMBio-MMA chegou-se à conclusão que seria melhor para o animal ser transferido para o Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Marinhos (CRETA) do Instituto Argonauta em Ubatuba/SP, onde haverá a continuidade do atendimento veterinário até que esteja apto a ser devolvido à natureza.

Com apoio da Infraero, através do aeroporto de São Luís e do Salvador Bahia Airport, o animal será transportado pela Gol Linhas Aéreas até o aeroporto de Guarulhos/SP no dia 11/09/2021 com acompanhamento da Equipe de Atendimento à Fauna da Mineral Engenharia e Meio Ambiente e Instituto Argonauta.

A Mineral Engenharia e Meio Ambiente e Instituto Argonauta agradece a Infraero/Aeroporto de São Luís, IBAMA, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos /ICMBio-MMA, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do município de Arari/MA, Gol Linhas Aéreas, Salvador Bahia Airport e a todos que colaboraram para a realização desta operação.

Sobre a Mineral Engenharia e Meio Ambiente

A Mineral Engenharia e Meio Ambiente é uma empresa de consultoria especializada na viabilização ambiental de atividades empresariais, fundada em 1997. Desde então, a empresa vem se consolidando nas áreas em prol da conservação do meio ambiente, inclusive na proteção e reabilitação de animais de vida selvagem.

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente em geral , mas com foco na conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Mineral – Engenharia e Meio Ambiente

Endereço: Av. Vital Brasil, 177 – CJ. 804 – Butantã – São Paulo-SP – CEP: 05503-001 Telefone: (11) 3087-4420

Email: mineral@mineral.eng.br https://www.mineral.eng.br

 Informações à Imprensa

Andrea Vialli (MTB 29.798/SP) Assessoria de Imprensa – Instituto Argonauta

Endereço: Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000

Telefone: (12) 3833-5789/(11)99646-9505/(12) 99626-6922 – WhatsApp

www.institutoargonauta.org