Cidades Ilhabela

Loucos por Barcos da Náutica faz esquenta para a 48ª Semana de Vela de Ilhabela

Tamoios News

O programa Loucos por Barcos da Revista Náutica desta semana, que foi ao ar na última quarta-feira (14), recebeu convidados especiais para falar do evento mais aguardado da modalidade em 2021, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Entre os dias 24 e 31 de julho, a competição volta à água depois de mais de um ano sem regatas presenciais por conta da pandemia.

No episódio especial, o sexto da série de lives especiais da revista, o apresentador Fred Paim recebeu os convidados Primo Aldrigue Júnior, integrante da Comissão Organizadora do evento, Ricardo Costa, do veleiro Phoenix, e Marcello Sestini, do barco King.

A tradicional regata de oceano na sede do Yacht Club de Ilhabela (YCI) reunirá equipes das classes ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, Mini Transat, Multicascos, C30 e HPE25 nas provas. O evento tem parceria histórica com a Prefeitura de Ilhabela.

Os especialistas falaram no Loucos por Barcos sobre os preparativos para as regatas e suas expectativas para o retorno do maior evento da vela brasileira.

Primo Aldrigue Júnior contou que a Semana de Vela só foi confirmada após muitas dúvidas sobre a segurança de realizar um evento presencial em meio à pandemia de Covid-19. A Comissão Organizadora esperou até o último minuto para ter a liberação da Prefeitura de Ilhabela e do Governo de São Paulo.

O evento terá todas as medidas de segurança e protocolos necessários para prevenção e proteção de todos os participantes. ”Nós, em tempo recorde, estamos conseguindo realizar com toda a nossa equipe o evento. Estamos prontos!”, declarou Primo Aldrigue Júnior.

”Temos uma equipe organizadora maravilhosa, os gerentes do YCI e todos de Ilhabela preparados para entregar o evento. Teremos próximo de 80 barcos, o que é um número bom para tempos de pandemia. Mas a boa notícia: 25% dos inscritos são novos”.

Confira no Youtube da Náutica a íntegra do episódio #6 

Um dos grandes atrativos da Semana de Vela será a presença do barco Phoenix, o mais moderno do Brasil na atualidade. Ricardo Costa, navegador do veleiro Botin 44, falou um pouco sobre a estreia do veleiro, que ainda está nos últimos preparativos para encarar a sua primeira competição.

”Estamos correndo contra o tempo para fazer o barco ficar pronto, a tripulação está trabalhando 16 horas por dia para a gente conseguir. É um barco que não perde em nada para qualquer veleiro moderno do mundo, feito para ser bastante rápido e competitivo”, contou Ricardo.

Já o velejador Marcello Sestini se mostrou empolgado com o duelo que seu barco King fará com o moderno Phoenix.  Ambos disputam a mesma classe em Ilhabela, a ORC. O King é o antigo S40 de Eduardo Souza Ramos.

”O nosso barco também é um dos mais competitivos para esse campeonato. A gente tem que fazer a coisa andar direitinho para chegar perto, para quem sabe dar uma beliscadinha na vitória. Vai ser um embate bastante bacana com o Phoenix”, previu Marcello Sestini.

Inscrições

As inscrições para a 48ª edição da Semana Internacional de Ilhabela estão abertas para as regatas de 24 a 31 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela. As inscrições são feitas pelo site www.sivilhabela.com.br para os veleiros nas categorias ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, C30 e HPE25.

O acesso ao Sistema de Inscrições está disponível desde 18 de junho até o dia 19 de julho. O valor do pagamento da taxa de inscrição do veleiro será definido no momento da inscrição. O simples cadastramento não garante nenhuma faixa de valor e sua inscrição só será efetivada após a quitação da inscrição.

A última regata presencial foi realizada em 2019 com mais de 120 veleiros de todo o País e nações vizinhas. O evento em sua versão virtual teve realização do Yacht Club de Ilhabela e organização da Tribu Live Marketing e Full Time Eventos e Turismo.