A Prefeitura de Ilhabela informou que já recebeu mais de 6.500 inscrições no programa “Ilhabela unida pelo Trabalhador”. As inscrições tiveram início na segunda-feira(6). Ilhabela tem apenas um caso confirmado de Covid-19.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo, a previsão da prefeitura era receber 7 mil inscrições em 15 dias.
Ela disse que a prefeita Gracinha Ferreira poderá destinar até R$ 50 milhões, dinheiro do Fundo dos Royalties, se necessário, para garantir ajuda às famílias em situação de vulnerabilidade na Ilha devido a pandemia do coronavírus.
Na primeira etapa, a prefeita Gracinha liberou R$ 24,8 milhões para o Programa Ilhabela Unida pelo Trabalhador , que destinará um salário mínimo, no valor de R$ 1.045,00, e auxílio de aluguel emergencial de até R$ 960,00, às famílias socialmente vulneráveis, aos trabalhadores autônomos e informais, funcionários de empresas que estão fechadas por determinação dos governos; micros empreendedores individuais e autônomos, entre outros.
Bianca disse que a prefeitura irá conferir todos os cadastros feito até esta quarta-feira(8) para confirmar se são de moradores que foram prejudicados pela Covid-19. A prefeita pediu paciência à população e explicou que a distribuição de cestas básicas será feita apenas as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Programa
Atendimento eletrônico
Para o cadastro online o acesso é pelo endereço eletrônico https://trabalhadordeilhabela.sp.gov.br ou
trabalhador.ilhabela.sp.gov.br.
Atendimento presencial
O atendimento presencial é exclusivo para pessoas que não tenham acesso ou familiaridade com a internet e aparelhos eletrônicos. Para esse tipo de atendimento é necessário realizar o agendamento pelo telefone:
3896-9233. Até às 20 horas desta terça-feira(7), devem ser feitos cerca de 200 cadastros presenciais, segundo a prefeitura.
Importante
Antes de iniciar seu cadastramento confira se possui a imagem digitalizada dos documentos necessários. Caso não possua, não se preocupe, faça o cadastro e depois volte para inserir os documentos faltantes. Nem todos são obrigatórios, mas inclua o máximo de comprovantes que estiver disponível para auxiliar na validação dos dados.
Cesta Básica: Comprovante de endereço e Título de Eleitor.
Aluguel Emergencial: Comprovante de endereço, Título de Eleitor, Contrato ou recibo de aluguel, Comprovante de endereço do Proprietário do imóvel e Capa do IPTU do imóvel.
Cartão Alimentação: Comprovante de endereço, Título de Eleitor, Contrato de Trabalho Suspenso; e (ou) Autorização de funcionamento; e (ou) Demonstração que suas atividades foram afetadas; e
(ou) Registro Profissional; e (ou) CAD – Cadastro Único. *Tenha os documentos em mão ao realizar o cadastro.