Cidades Ilhabela Notícias

Marinha do Brasil abre inscrições para cursos na área náutica

Tamoios News

A Marinha do Brasil prossegue, até o dia 8 de abril, com inscrições abertas para os cursos de formação de Aquaviários Moço de Convés (MOC) e o Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP).

Para o processo seletivo de admissão ao curso de formação de Aquaviários – Moço de Convés, a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião informa que as inscrições estarão abertas até o dia 8 de abril, na sede da Delegacia.

O Moço de Convés (MOC) é Aquaviário do 1º Grupo – Marítimos – o qual auxilia na manutenção e conservação do material de convés, na operação de seus equipamentos e participa de diversas atribuições e serviços realizados no convés da embarcação. Ao longo da vida profissional, o MOC tem a oportunidade de realizar diversos cursos relacionados ao Ensino Profissional Marítimo, visando o seu aprimoramento e o acesso às categorias superiores de sua seção.

Já o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) destina-se a qualificar Aquaviários para atuar como patrão ou tripulante de embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário, no intuito de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.

Para se inscrever, o interessado precisa ser, obrigatoriamente, aquaviário, do 1º, 2º ou 3º Grupo, com nível de habilitação 2, 3 ou 4, com pelo menos um ano de embarque. As inscrições estarão abertas até o dia 8 de abril e não haverá exame de seleção.

Ambos os cursos são gratuitos e o material de ensino é oferecido pela Marinha do Brasil, por empréstimo, durante as aulas.

Serviço:

A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião fica localizada na avenida Dr. Altino Arantes, 544, no Centro de São Sebastião. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os editais completos e requerimentos dos cursos podem ser obtidos no endereço eletrônico: www.marinha.mil.br/delsebastiao/node/42.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela