Cidades São Sebastião

Ministério Público do Trabalho agenda audiência com Ecobus, Sindicato e Prefeitura

Tamoios News
Foto: Tamoios News

Diante da greve dos motoristas da concessionária do transporte coletivo de São Sebastião, Ecobus, a Desembargadora do Trabalho Tereza Gemignani determinou que a empresa opere com 60% da frota nos horários de pico (6h às 9h e das 16h às 19h) e de 40% nos demais horários, sob pena de arcar com o pagamento de multa no valor de R$5.000,00 por trabalhador que não cumprir a ordem. Gemignani também agendou uma audiência de conciliação por videoconferência para o próximo dia 20.

Motoristas da empresa Ecobus entraram em greve na madrugada de terça, alegando falta de pagamento dos salários e vale alimentação. Na manhã de quarta-feira (14), a empresa informou que estava operando com 30% da frota.

Nesta quinta-feira (15), a Ecobus comunicou que se adequaria à determinação judicial. “Conforme determinação do Tribunal Regional do Trabalho, a partir de hoje a frota operante deverá ser de 60% no horário de pico (primeiros carros até 9h e das 16h às 19h), e de 40% fora pico (demais horários)”, diz o comunicado.

A empresa elaborou uma tabela para tentar orientar os usuários quanto a quantidade de carros por linha e por garagem. São 36 carros na linha pela manhã e 37 à tarde (Fora os carros da Saúde):

Manhã – 36 carros: Pico 60%: 22 carros; Fora Pico 40%: 15 carros
Tarde – 37 carros: Pico 60%: 23 carros.; Fora Pico 40%: 15 carros

Audiência de Conciliação

Gemignani agendou uma audiência de conciliação por videoconferência para o dia 20 de outubro, terça-feira que vem, às 16h30.  A Ecobus deverá estar representada por seu sócio, preposto e/ou advogado. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviário, Urbano, Cargas, Anexo e Diferenciado do Litoral Norte deverá estar representado por dirigente sindical, facultado o acompanhamento de advogado. O Município de São Sebastião foi incluído como terceiro interessado a ser comunicado para participação na audiência.