Cidades Ubatuba

Missa em homenagem a São Pedro será às 17 horas

Tamoios News

Em Ubatuba, hoje é feriado municipal. A cidade homenageia São Pedro, o padroeiro dos pescadores. A missa em homenagem ao padroeiro será às 17 horas, na Paróquia Exaltação da Santa Cruz, obedecendo as prevenções sanitárias determinadas pela Diocese de Caraguatatuba. A celebração será feita pelo frei Vilmar Vilalba Ortiz.

Assim como as demais celebrações realizadas na paróquia, a missa de São Pedro será realizada com 30% de sua capacidade total de pessoas. Sendo assim, para participar, é preciso que seja dado o nome na secretaria paroquial, por telefone ou WhatsApp;

Todas as pessoas deverão higienizar as mãos, estar usando máscaras (inclusive durante toda a celebração) e evitar o toque nos objetos, altares, imagens, bem como o contato físico com as pessoas; Uma equipe de acolhida irá auxiliar nas celebrações, inclusive quanto à orientação da utilização dos bancos. Poderão participar somente crianças acima de 10 anos.

Em 2020, a Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba completaria 97 anos de história. Infelizmente, a comemoração ao Santo Padroeiro dos Pescadores, não acontecerá como de costume devido a pandemia (COVID-19).

Todos os anos, após a procissão e a Missa Campal, era realizada a Corrida de Canoa Caiçara; shows musicais e belíssimas apresentações culturais, com fandangos, congada, quadrilhas; e aquela culinária tradicional que encanta a todos que visitam a Vila Caiçara, café com garapa junto com aquela paçoquinha feita na hora no pilão, sem falar na tradicional Tainha na Brasa.

O Início

A Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba, teve início às 10 horas do dia 29 de junho de 1923, numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas às outras. Na época, não havia a imagem de São Pedro, doada pelo padre alemão Hans Beil após 19 anos de celebração, apenas em 1942.

A princípio, várias praias ao longo da costa prestavam suas homenagens ao Santo padroeiro dos pescadores. Rezava-se durante nove noites (novena) até o dia de São Pedro. A festividade era composta pela “Alvorada” – procissão pelas ruas e a condução do “fifó” (tocha feita de bambu embebida com azeite de nogueira), em seguida era levantado o Mastro de São Pedro. Após a missa, o povo se juntava ao lado da Igreja Matriz para o leilão com prendas doadas pela comunidade. Há relatos de que até o início dos anos 60, a louvação a São Pedro acontecia também em frente aos ranchos de canoas.

Novos Tempos

A partir de 1977, a festa sofre uma grande mudança com a união da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, da Colônia dos Pescadores, do Hotel Jangadeiro, da Prefeitura Municipal e Sudelpa (Superintendência do Desenvolvimento do Litoral Paulista), dando vistas a atual estrutura do evento.

Com a criação da FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, em 1987, a Instituição tornou-se a principal responsável pela organização da festa a fim de promovê-la e manter vivas suas tradições culturais.

A Festa de São Pedro Pescador já foi realizada em diversos locais: Ilha dos Pescadores, Praça da Matriz, Praça de Esportes (na antiga Av. Iperoig), na Praia do Perequê-Açú (1968) e no Aeroporto. Desde 2007, a festa passou a ocupar a Praça de Eventos na Av. Iperoig, ganhando maior espaço e conforto. Nos últimos anos o evento cresceu em tamanho e em relevância, incorporando a Vila Caiçara e valorizando ainda mais o aspecto cultural da festividade. Estima-se que as últimas edições tenham reunido mais de 50 mil pessoas todos os anos, tornando sua abrangência regional.

Profissionalização

Atualmente a Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba tem ganhado uma nova dimensão: sua organização foi profissionalizada e seu impacto no turismo aumentou. Hoje a Festa envolve mais de 30 organizações, entre gestores públicos, empresas terceirizadas e entidades filantrópicas, em sua composição – gerando empregos diretos e indiretos, devido ao seu poder de movimentar a economia criativa no município durante os dias de evento.