Cidades Notícias Ubatuba

Policiais de Ubatuba recebem moção em comemoração ao Dia da Polícia Civil

Tamoios News
Foto: Câmara de Ubatuba

Em proposta apresentada pelo vereador Eugênio Zwibelberg (PSL) , o plenário aprovou a entrega de moção de congratulações aos Policiais Civis de Ubatuba lembrando-se que no dia 21 de abril, feriado dedicado a Tiradentes, comemora-se o Dia da Policia Civil que tem o “Mártir da Inconfidência” como patrono das corporações.

Na justificativa da homenagem o vereador elencou uma série de ações policiais que levaram a solução de crimes graves envolvendo sequestro-relâmpago, latrocínio, homicídios e enfrentamento a uma quadrilhas de tráfico apenas nos últimos 30 dias em Ubatuba. Os dados surpreendem pois, com uma exceção no caso da Praia Vermelha, nenhum outro fato saiu em jornais revelando assim uma Ubatuba não tão tranquila.

Zwibelberg lembrou que em um mês a Policia Civil ubatubana efetuou a identificação e prisão de um trio responsável por extorsões com retenção de vítimas na Praia Vermelha do Norte, mantendo por oito horas como reféns. Na ocasião, a vítima, um engenheiro e uma amiga estavam sentados na areia quando foram surpreendidas pelo trio armado, que as obrigaram a circular com o carro da vítima por aproximadamente 8 horas, forçando o engenheiro a realizar saque em caixa eletrônico e compras. No final, amarradas, as vitimas foram abandonadas na praia. Isso foi noticiado.

Num segundo evento, foi esclarecido um homicídio motivado por disputa de terra no bairro Estufa II e depois houve a identificação do líder de uma quadrilha especializada em roubos violentos inclusive com um latrocínio no centro de Ubatuba.

Uma quarta ocorrência levou à prisão do autor de homicídio ocorrido no Centro da cidade, praticado por um adolescente infrator que adentrou residência de um casal e disparou diversas vezes contra os moradores, levando a óbito o homem sendo a mulher grávida encaminhada à Santa Casa que conseguiu sobreviver.

Ainda nos últimos 30 dias houve a identificação de uma dupla criminosa envolvida em outro latrocínio no Perequê-Açú, culminando com a prisão de um dos criminosos. O outro está foragido. Em uma operação de combate ao narcotráfico, a Policia Civil de Ubatuba conseguiu desarticular quadrilha com um total de onze pessoas presas. Zwibelberg lembrou que “essas são apenas as autuações mais significativas do último mês”.

Recursos escassos

O vereador mencionou que esses feitos entre outros são realizados com escassez de recursos humanos. “A delegacia depende de formalização de convênios com outros municípios para enfrentar essa escassez de recursos humanos, são poucos os policiais de carreira aqui. Assim, eles fazem o melhor possível com aqueles mecanismos que estão a
sua disposição. São valorosos profissionais e merecem essa singela homenagem”.

Segundo Zwibelberg, “a Policia Civil é a Policia Judiciária do Estado a quem compete as atividades de apuração e investigação de infrações penais exceto as de natureza militar. Com a Delegacia de Ubatuba integrando a estrutura da
Segurança Pública estadual, ela vem realizando inúmeras ações de abrangência regional, estadual e até nacional no combate à criminalidade com uso de várias ferramentas de inteligência policial, vem solucionando vários casos, desmantelando organizações criminosas, com prisões e apreensões de drogas entre outras ações”.

“Diante disso a Câmara de Ubatuba registra os mais efusivos cumprimentos pelos excelentes trabalhos realizados em beneficio de toda a população do Município, abrangendo os valorosos policiais civis, especialmente os senhores delegados, chefe de investigadores, chefe de escrivãos e e escrivãs e todos os que integram a delegacia sempre trabalhando com imparcialidade e lealdade no cumprimento de suas funções.”

O vereador citou as comemorações sobre Tiradentes, “um dos articuladores da Inconfidência Mineira no século XVIII, tendo como base os princípio do Iluminismo, foi preso em 1789 e enforcado em 1792 no Rio. Posteriormente o
decreto 9208/46 instituiu a data que comemora o Dia do Policial Civil e instituiu como Patrono da Policias Civil e Militar a figura de Tiradentes. Ambas as corporações comemoram a mesma data”.

*Fonte: Câmara de Ubatuba