Cidades Ilhabela

Tartaruga morta foi vítima do lixo no mar em Ilhabela

Tamoios News
Foto: Ricardo Jose Benedicto

Esta semana, passado o feriado do dia 7 de setembro, moradores de cidades litorâneas observaram os efeitos do movimento intenso de banhistas. As aglomerações de pessoas e a grande quantidade de lixo jogada nas praias foi o principal assunto nas redes sociais. Na quinta-feira (10), um exemplo trágico do resultado desse descaso foi encontrado em Ilhabela: uma tartaruga marinha morta.

O morador da ilha, Ricardo Jose Benedicto, publicou imagens do animal em seu perfil no Facebook e desabafou: “aí está um dos resultados, uma bela tartaruga morta na praia do Perequê. A coitadinha engoliu uma garrafa plástica descartável achando que era uma água-viva. Você consegue imaginar que morte horrível e sofrida?”.

Na opinião de Benedicto, o poder público precisa estabelecer um regramento no município que leve em consideração a importância da preservação da vida marinha.

A equipe do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, através da sua equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada e esteve no local, mas ainda não confirmou a causa da morte da tartaruga.