Cidades São Sebastião

Moradores de São Sebastião registram maçarico-de-bico-virado e batuiruçu no ‘October Big Day’

Foto: Patrick Pina

No dia 17 de outubro, pessoas em todo mundo registraram aves em seus lugares favoritos para a observação. Esse evento mundial chamado October Big Day também teve participantes do litoral norte paulista.

Foto: Fábio Fula

Os moradores de São Sebastião Fábio Fula e Patrick Pina, observadores de aves do Projeto Manguezal, registraram a passagem de uma ave vinda do Canadá – e a caminho da Patagônia – descansando na Baía da Enseada, próximo ao manguezal: o maçarico-de-bico-virado.

“Me deparei com esse esplêndido migrante, fiquei muito feliz de participar desse fantástico encontro e poder presenciar e sentir a grandiosidade de sua jornada”, disse o morador do Canto do Mar Fábio Fula.

“No próximo ano estarei atento para revê-lo aqui de passagem descansando e se alimentando nesse imenso banquete ao ar livre chamado Baía da Enseada”, complementa o ávido observador de aves.

Foto: Patrick Pina

O biólogo especialista em aves, Patrick Pina, que é apaixonado por esta região litorânea, conta que recebeu o registro de Fábio e foi “voando” para ver e fotografar a ave.

“É uma ave de grande porte para o grupo dos maçaricos. Precisa de áreas íntegras, com boa oferta de alimento para completar sua jornada. Foi muito bom vê-la de pertinho. Com cuidado, ficamos a menos de 5 metros dessa bela ave”, relata Pina.

Antes de ir embora, os dois tiveram mais uma surpresa. Avistaram um batuiruçu, companheiro de jornada do maçarico-de-bico-virado que faz exatamente o mesmo percurso que ele, se reproduzindo e descansando nas mesmas áreas. “Foi um ótimo Big Day!”, comemoram os amigos.

Foto: Patrick Pina