Cidades São Sebastião

Moradores do Pantanal protestam contra a retirada de energia, que foi prometida pela prefeitura antes da eleição

Tamoios News

Hoje (06/07), aproximadamente 50 moradores da Vila Pantanal em Juquehy, na cidade de São Sebastião, realizaram protestos devido à ação de retirada de ligações clandestinas de energia pela empresa EDP e prefeitura. Segundo uma moradora do local, como a energia que utilizam é um “gato”, antes da eleição a prefeitura colocou postes e prometeu que ligaria regularmente para todos. Os moradores teriam sido inclusive orientados pela prefeitura a comprar os fios de “cabeamento 16”. Porém, passada a eleição, a moradora afirma que já houve uma primeira tentativa da prefeitura de retirar os postes, mas os moradores se mobilizaram para impedir. De acordo com a fonte, cerca de 50 famílias vivem no morro do Pantanal. “Só Deus sabe o que vai ser da gente agora, sem energia”, lamenta.

Empresa EDP

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte de São Paulo, esclarece que está realizando hoje (06/07) uma ação de retirada de ligações clandestinas de energia em área não regularizada e caracterizada de risco pelo município de São Sebastião, visando à segurança da população e à qualidade do fornecimento de energia elétrica dos clientes regulares da região. O trabalho foi comunicado antecipadamente e acompanhado pelo poder público municipal, e teve o apoio da Polícia Militar.

Vale destacar que conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as distribuidoras devem interromper o fornecimento quando constatada ligação clandestina. Todavia, a EDP atua de forma contínua com a Prefeitura de São Sebastião, a fim de possibilitar a regularização elétrica.

Por tais razões, no bairro Juquehy mais de 870 famílias já foram beneficiadas com ações de regularização de energia elétrica pela EDP. Neste ano, somente na Vila Pantanal, 161 moradias foram contempladas com o fornecimento regular, seguro e com qualidade. Com o projeto de regularização no bairro Juquehy, desde 2018, a EDP investiu R$2,8 milhões, modernizando e construindo novas redes de energia nas áreas legalizadas pelo município. O programa também contempla a doação de poste padrão para a conexão das casas ao sistema da Concessionária, orientação sobre uso seguro e eficiente da energia, substituição de lâmpadas de maior consumo por LED nas residências, que são mais econômicas e sustentáveis, e informações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do Governo Federal para desconto na conta de luz.

Ligações Clandestinas

A Distribuidora ressalta que as ligações clandestinas podem provocar sérios acidentes, tanto para quem as pratica quanto para a comunidade, além de sobrecarregar a rede elétrica impactando na qualidade do fornecimento aos clientes regulares que podem sofrer com interrupções do fornecimento nas residências, comércios e vias públicas. Tais ações ainda impactam em um aumento no valor da tarifa de energia elétrica, conforme determinação da ANEEL.

Ministério Público 

O Portal Tamoios News questionou o Ministério Público, mas não teve retorno até a publicação da matéria.

Prefeitura

O Portal Tamoios News questionou a prefeitura de São Sebastião mas não teve retorno até a publicação da matéria.