Cidades São Sebastião

Motoristas da Ecobus entram em greve em São Sebastião

Tamoios News

Motoristas da empresa Ecobus entraram em greve na madrugada desta terça-feira (13). O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviário, Urbano, Cargas, Anexo e Diferenciado do Litoral Norte, Francisco Israel afirma que a greve foi encabeçada pelos próprios funcionários da empresa, não pelo sindicato. “Foi um movimento encabeçado pelos próprios motoristas por falta de pagamento dos salários e vale alimentação. Entraram em greve na madrugada de hoje e não têm previsão de retorno”, disse.

De acordo com Israel, o atraso de salários tem sido recorrente. “Todo mês tá atrasando. Esse mês atrasou de novo. A empresa fala que a prefeitura que deve, a prefeitura fala que não deve e fica esse jogo. Nisso, os empregados ficam sem pagamento”, explicou.

Empresa

Em áudio compartilhado pelo WhatsApp, o advogado da Ecobus, José Carlos afirma que a dívida da prefeitura de São Sebastião com a empresa é de aproximadamente 1 milhão e 200 mil reais.

Dois requerimentos de pagamento foram enviados em setembro pelo setor jurídico da Ecobus ao prefeito Felipe Augusto (PSDB). O primeiro, assinado dia 08 de setembro, fala em débito acumulado entre os meses de agosto e setembro de 2020, totalizando a quantia de R$ 63.210,90. O segundo, assinado em 21 de setembro, fala em débito acumulado entre os meses de Abril a Junho de 2020, totalizando a quantia de R$ 188.179,20.

Há também dois comprovantes de consulta de processo online, datados de 22 de setembro e 8 de outubro, que atestam que a empresa já solicitou formalmente os pagamentos à prefeitura.

Prefeitura

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de São Sebastião comunicou que está com todos os repasses financeiros em dia com a empresa de transporte coletivo Ecobus. “Portanto, a greve dos motoristas de ônibus, deflagrada nesta terça-feira (13) é de responsabilidade da empresa, que não está cumprindo com o pagamento de sua folha salarial. A prefeitura informa ainda, que já notificou a empresa, que irá cumprir a decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e, que por este motivo, já iniciou o processo de contratação da nova empresa concessionária de transporte público.”