Cidades Ilhabela

 O ‘Retrato da Comunidade’ emociona moradores na Fazenda Engenho D’Água

Olhar sensível do fotógrafo Felipe Samurai destaca contribuição da comunidade do bairro Itaquanduba para a história de Ilhabela

“Eu me senti outra pessoa, mesmo sendo eu mesma naquele telão lá. Eu fiquei bonitona. Que exposição linda” disse Maria de Fátima Morais da Silva, uma das personagens na exposição ‘O Retrato da Comunidade’, que traz cenas cotidianas dos moradores do Morro dos Mineiros, localizado no bairro Itaquanduba.  Suas vidas, casas e fazeres diários estão nas obras expostas no jardim da Fazenda Engenho D’Água em Ilhabela. A mostra do fotógrafo Felipe Samurai foi inaugurada no último domingo, 17. A ação é uma realização da prefeitura municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Fórum Popular de Cultura de Ilhabela.

A abertura contou com a presença do secretário municipal de cultura, Marquinhos Guti, convidados da comunidade e público em geral. O evento contou também com uma apresentação do DJ Kost. A visitação é de quarta à sexta, das 10h às 15h e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h. A entrada é franca. Na ocasião foi lançado o catálogo da exposição, com textos em português e inglês, colorido, com 28 páginas, com as imagens da mostra e textos sobre o projeto.

”Os personagens das fotos ao se verem retratados em grandes fotografias em uma área de tamanha importância cultural e histórica da cidade, ficaram emocionados e fortalecidos, puderam sentir-se parte da cidade que os acolheu. É como ter a chance de recontar a história, incluindo nela novos personagens que quase sempre são esquecidos. Estávamos montando a exposição e uma funcionária que faz a limpeza da fazenda reconheceu sua mãe nas fotos e ficou muito emocionada. Foi um momento muito especial ver as pessoas se reconhecendo em grandes imagens, em um espaço histórico da cidade”, conta Débora Bergamini, produtora do projeto. “Felipe confiou na comunidade, coisa linda, uma prova que a humildade vale muito, em nome da comunidade agradeço. Tanta gente aqui representada nas fotos. Sou morador do bairro há 36 anos e estamos muito felizes”, disse Ivan de Itaquanduba, um dos fotografados.

Para o secretário Marquinhos Guti, a exposição é um trabalho incrível. “Destaca o nosso povo do Morro dos Mineiros e nada melhor que expor essas imagens num lugar especial que é a Fazenda Engenho D’Água. É importante que os artistas contemplados pela Lei Emergencial de Incentivo à Cultura mostrem seus trabalhos neste momento que estamos retornando com os eventos e exposições de forma presencial. Quem tiver oportunidade, prestigie essa exposição que fica na Fazenda Engenho D’Água até 17 de novembro. Quero também parabenizar Felipe Samurai e Débora Bergamini pela bela exposição, sem dúvida um grande trabalho e vem somar com nosso patrimônio cultural, a Fazenda Engenho D’Água”, destaca.

Segundo o fotógrafo, é muito importante que os editais possam continuar dando oportunidade para tantos outros projetos e artistas de grande potência em Ilhabela. “Muito feliz por estar com esse trabalho de valorização tão importante dentro da fazenda. Era um grande desejo realizar a exposição em um lugar que faz muito sentido neste trabalho. Ouvi muitas histórias dos moradores do morro dos mineiros que o engenho era um lugar que eles lavavam roupa, buscavam água e frutas para sobrevivência e estou muito agradecido pelo prefeito e secretário proporem colocar a exposição nesse lugar de tamanha importância cultural. Temos o potencial de fazer com que o município ganhe o título da capital da cultura”, enfatiza Samurai.

Visitação        

O professor Bruno Almeida, visitou a mostra com seus alunos do Colégio São João na segunda, 18. “Estou muito grato pela oportunidade de conhecer este trabalho sensível, potente e transformador e pela generosidade do Felipe em nos receber um dia após a abertura da exposição. Em uma cidade turística que privilegia os olhares para a atrativa beleza natural e para os luxos que aqui podem ser desfrutados, figuram agora os olhares sensíveis desse profissional humano para e com a comunidade do Morro dos Mineiros, que abriga histórias, pessoas e saberes pouco valorizados, porém, fundamentais para a constituição de Ilhabela”, cita, o educador.

Outros conteúdos

O site do fotógrafo www.felipesamurai.com.br e o ‘Foto Contada’ com descrição em língua brasileira de sinais (LIBRAS), já estão em fase de finalização e algumas histórias dos moradores já podem ser acessadas neste link https://www.youtube.com/watch?v=x3cP0Zc6d9w .

A palestra sobre o processo criativo do trabalho, assim como a mostra de lambe-lambe ocorrerão durante o período de visitação da exposição. Todas as atividades são gratuitas. Conheça um pouco mais sobre a produção do artista:

https://www.youtube.com/watch?v=JzulUTTEjEM – YouTube (Felipe Samurai)

www.facebook.com/felipesamuraifotos  www.instagram.com/felipe.samurai

Serviço:

Exposição fotográfica O Retrato da Comunidade por Felipe Samurai

Visitação: Até 17 de novembro de 2021

Quarta à sexta, das 10h às 15h

Sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h

Entrada franca I Livre para todos os públicos

Onde: Fazenda Engenho D’ Água

Avenida Pedro Paula de Moraes, s/nº – Ilhabela – SP

Texto: Adriana Coutinho