Cidades Notícias

Operação Curupira será realizada nos dias 16 e 17 no Litoral Norte

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi

O Dia de Proteção às Florestas é comemorado anualmente em 17 de julho, data que também marca o “Dia do Curupira”, personagem que personifica misticamente o protetor das florestas contra degradadores criminosos.

Atacar as florestas significa atentar contra a vida do ser humano, visto que destrói fontes de água doce e com elas, tanto a fauna quanto a flora são afetadas. O desflorestamento fragiliza o solo, expondo-o à erosão, e também leva ao aumento da temperatura, além de outras consequências negativas. Assim, também sofrem os animais silvestres, pois muitos dependem das florestas para assegurar sua sobrevivência.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade, em São Paulo possui um índice de remanescentes de 32,6%, segundo o Inventário Florestal (2020) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Entre as dezenas de Unidades de Conservação, a vertente atlântica apresenta as melhores condições de cobertura vegetal nativa e de áreas protegidas, com destaque para a Serra do Mar.

A Operação Curupira acontece nos dias 16 e 17 de junho, empregará mais de 1.200 policiais militares e 450 viaturas, entre quatro rodas, náuticas e drones, que realizarão o policiamento ostensivo marítimo e terrestre com vistas aos infratores do Meio Ambiente, sobretudo aqueles que põem em risco a qualidade de vida, segurança e saúde pública.

Além da ação operacional, marcará a data a participação da sociedade através da campanha que será lançada nas redes sociais da Polícia Militar Ambiental, com o tema “Polícia Militar Ambiental, há 72 anos protegendo as Florestas”.

Fonte: Polícia Militar Ambiental