Cidades São Sebastião

Pais de trigêmeos precisam de doação de fraldas

Tamoios News
Os trigêmeos Alicia, Isadora e Daniel

Simone Rocha

A recepção da maternidade do Hospital das Clínicas de São Sebastião está movimentada desde ontem, dia 17 de setembro, quando a partir das 10h34 chegaram ao mundo os trigêmeos, Alicia (nascida 10h34, com 1880 kg e 40 cm), Isadora (nascida 10h36, com 2.075 kg e 42 cm) e Daniel (nascido 10h37, com 2.165 kg e 47 cm). Apesar de considerados prematuros, a cesariana foi feita com 35 semanas e 5 dias de gestação e dois (Daniel e Isadora) foram para incubadora e Alicia para o oxigênio, por precaução.

A vendedora Marina Lauriano, de 33 anos e o marido, o vigilante Renilson Luiz, de 36 anos, resolveram tentar engravidar de uma menina, pois Marina já tem um filho de 15 anos, o Nicolas, do primeiro casamento e juntos, ela e Renilson tiveram o João, que tem 9 anos. Marina tomava o anticoncepcional Ciclo 21, há praticamente 9 anos, quando em novembro do ano passado decidiu parar em busca do sonho de ter uma menina.

Moradores do bairro da Enseada, em São Sebastião, o casal mudou-se recentemente para a casa própria, que foi construída por Renilson e pelo pai dele. O vigilante trabalha na obra do contorno e estava cursando faculdade de Direito, com bolsa de 50%, até o ano passado, quando trancou o curso devido a nova rotina, mas pretende voltar e torna-se um advogado.

Em fevereiro desse ano Marina começou a sentir enjoo e após fazer os exames de sangue descobriu a gravidez. Ao fazer o ultrassom o médico perguntou a Marina, que estava sozinha, se ela tinha feito tratamento para engravidar ou inseminação. Ela disse que não. O doutor então disse que haviam três sacos gestacionais no útero dela. Após o exame ela ligou desesperada e aos prantos para o marido, que também tomou um susto. A gravidez dos trigêmeos aconteceu de modo natural, apenas dois meses depois que ela parou de tomar o anticoncepcional.

Marina teve uma gravidez considerada de alto risco, pelo fato de serem trigêmeos, mas segundo o marido, ela só teve pressão alta nos primeiros meses, e dias antes de ganhar os bebês estava fazendo faxina em casa. “Ela engordou 13 quilos durante a gestação e quem a via não imaginava que eram trigêmeos”, conta orgulhoso da esposa, que agora fez laqueadura e não pretendem ter mais filhos.

Marina contou que fez dois pré-natais, um pelo SUS, que também teve o acompanhamento da enfermeira e doula Carla Bruço, que tem um projeto chamado Florescer, em São Sebastião. O médico Fabrício Martins, do convênio fez também o pré-natal da Marina e fez o parto. “Meu parto foi uma cesariana humanizada, a Carla colocou música clássica e Nando Reis, que eu adoro, pra eu ouvir antes do nascimento deles, o ambiente estava movimentado, com muitos profissionais, mas tinha muita paz!”, alegra-se a mamãe dos trigêmeos. A previsão é que os trigêmeos e a mamãe tenham alta até a próxima sexta-feira.

O casal mesmo sendo trabalhadores, tendo apoio da família e amigos, acredita que vai precisar de ajuda na questão das fraldas. Pelos cálculos deles serão necessárias cerca de 600 fraldas por mês. “Ganhamos os berços, roupas de bebê, mas ainda precisamos de fraldas. Quem puder ajudar pode entrar em contato direto comigo, pelo celular (12) 98178-3650, que ficaremos muito gratos”, avisa Renilson o papai feliz dos trigêmeos.