Cidades Ubatuba

Para presentear Ubatuba pelos 383 anos, voluntários recolhem lixo em praias da costa sul

Foto: Daniel Secco Zanotto / Voluntários da Natureza MARSUL

No dia do aniversário de 383 anos de Ubatuba, voluntários se uniram em uma ação organizada pelo grupo Moradores e Amigos da Região Sul de Ubatuba (MARSUL) para presentear a cidade com um ato de cuidado. 

Nesta quarta-feira (28), por volta de 50 pessoas, adultos e crianças, se reuniram para recolher resíduos em praias da costa sul e se manifestar contra a poluição nas praias, superlotação, falta de infraestrutura e fiscalização, despejo de esgoto nos rios, invasão e grilagem de terras.

Estiveram presentes moradores de diversos bairros de Ubatuba, como Lagoinha, Caçandoca, Maranduba, Sapé, Sertão da Quina, Enseada, Lázaro, Sununga, Itaguá e Perequê-Açu.

Foto: Daniel Secco Zanotto / Voluntários da Natureza MARSUL

A ação contou com a ajuda de equipes em terra, trabalhando nas trilhas do Bonete, ponto do Cruzeiro à  Barra, e do Cruzeiro ao final da praia do Sapê, abrangendo assim todos os pontos principais da orla, e  também no mar, com empresas de passeios turísticos que fizeram parte do trabalho comunitário. 

Para encerrar a ação mostrando a necessidade de atenção à região Sul, a mensagem de protesto “Sos Ubatuba” foi escrita na areia da praia da Maranduba com o próprio lixo recolhido pelos voluntários. 

Foto: Márcio Lopes / Lupamar Turismo

Segundo o biólogo Anderson Nunes, 35, morador do bairro Enseada, a mensagem teve o anseio de enfatizar um pedido de socorro da própria cidade em sua data comemorativa. “Esta ação teve como principal objetivo provocar a sociedade e o poder público sobre a importância da Educação Ambiental para a população local e flutuante (turistas) e o quanto precisamos de um gerenciamento efetivo do poder público frente a problemática do lixo nesse ecossistema”, explicou o voluntário.

A moradora da região, Thalita Jann, 48, também esteve na ação. “Foi muito legal, é o despertar de uma consciência  para muitos e o reconhecimento da  importância de uma ação como essa, voluntária e de tanto envolvimento de amor ao nosso local, às nossas praias. Me sinto grata por ter podido fazer parte, dá uma satisfação incrível ver que essa união resultou em um super recolhimento. Parabéns a todos e gratidão!”, disse Jann.

Foto: Fábio Lopes/Ski Banana do Caiçara

A assessora administrativa Lívia Hubner, 35, mora na Maranduba e levou seu filho Francisco Romão, de seis anos, para participar da ação. “Foi muito legal tirar o lixo da praia, porque a água do oceano e do mar fica suja e os peixes morrem, e as pessoas não podem nadar e machuca os animais. Foi muito legal retirar o lixo e escrever Sos na praia com o lixo que a gente recolheu. Gostei muito de participar”, contou o jovem voluntário Francisco.

“Eu participei junto com a equipe do Ski Banana do Caiçara, nós fomos na prainha, ali na barra da Maranduba, retiramos muito lixo. Retiramos coisas improváveis, que você fica imaginando como chegam até a praia, como televisão sapatos, roupas, uma série de coisas que entristecem muito”, lamentou a mãe. Apesar da tristeza com a poluição de Ubatuba, a moradora da Maranduba disse que ficou feliz de participar e dar esse bom exemplo para o filho.

Foto: Daniel Secco Zanotto / Voluntários da Natureza MARSUL

Essa ação da MARSUL contou com os seguintes parceiros e/ou apoiadores: Instituto Ubatuba Sim, Ski Banana Caiçara, Escuna Lupa Mar Turismo, Studio IBS, Sanepav, Ubatuba Guide, Cuidadores das Águas e Tamoios News. O grupo MARSUL faz ações como essa com frequência. Para saber mais sobre o grupo ou sobre como ajudar, o e-mail de contato é: marsulubatuba@gmail.com

*Texto: Renata Takahashi / Colaborou: Juliana Netto