Cidades Paraibuna

Paraibuna realiza nesta quinta(16) a segunda etapa da vacinação

Tamoios News

A Prefeitura de Paraibuna realiza nesta quinta-feira(16) a segunda etapa da vacinação contra a gripe Influenza. Profissionais de segurança, motoristas e pessoas com doenças crônicas estão no grupo prioritário desta segunda etapa.

A Diretoria Municipal de Saúde de Paraibuna fará a vacinação na Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI “Dona Santinha Moura”, ao lado do Centro de Saúde, a partir das 8h.

Desta vez, a imunização terá como público-alvo: portadores de doenças crônicas; adolescentes e jovens de 15 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, além da inclusão de profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários e funcionários do sistema prisional – categorias que prestam serviços essenciais e estão mais expostas ao novo coronavírus.

Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, a vacina contra a Influenza auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.

Segundo a Diretoria de Saúde do Município, as pessoas com alguma comorbidade devem apresentar atestado médico para comprovar a existência da doença crônica. Os profissionais, incluídos nesta etapa pelo Ministério da Saúde, também precisam mostrar os crachás de trabalho ou documento de vínculo empregatício para receber a imunização.

A terceira fase da campanha contra a Influenza será de 09 a 22 de maio e atenderá professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

A primeira fase da vacinação foi destinada ao público idoso, a partir de 60 anos e aos profissionais da saúde. Paraibuna conseguiu atingir a meta de idosos e teve um aproveitamento superior a 100 por cento de pessoas da terceira idades imunizadas.