Cidades Ilhabela

Passado e presente se misturam na exposição sobre Ilhabela entre 1900 e 1980

Tamoios News

A abertura da exposição Villa Bella – Memória Iconográfica de uma bela Ilha (Ilhabela – 1900 -1980) acontecerá na quarta-feira, 1º de dezembro, das 19h às 22h, no prédio histórico da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), na rua Dr. Carvalho, 80, Vila, Ilhabela (SP). A mostra, que poderá ser visitada até o dia 29/12, é organizada pela fotógrafa Maristela Colucci e reúne 69 imagens que retratam momentos do passado e se confundem com a história de seus moradores.

O período retratado, 1900 a 1980, coincide com a evolução da fotografia e a época de transição da ‘Villa Bella’ caiçara, dos primeiros anos do século 20, com resquícios da colonização portuguesa e de uma economia baseada na pesca e agricultura para sua vocação turística que se intensifica nas décadas seguintes.

A Ilhabela de hoje, conhecida por suas belas praias e eventos náuticos, como a Semana Internacional de Vela, é rica em lendas, histórias dos antigos engenhos de aguardente, religiosidade e tradições. A exposição fotográfica Villa Bella – Memória Iconográfica de uma bela Ilha (Ilhabela – 1900 -1980) é fruto de uma pesquisa informal iniciada em 2010, quando Maristela Colucci deparou-se com acervos particulares de famílias caiçaras e dos primeiros veranistas. A ideia de montar uma exposição ou livro permaneceu engavetada vários anos e ressurge em 2021. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc e financiamento com recursos do Fundo Municipal de Cultura do Município de Ilhabela – SP.

As imagens cedidas para integrar a exposição foram organizadas por temas: Travessia, Bem-vindos, Casamentos, Retratos, Economia, Engenhos, Cotidiano, Carnaval, Religião, Curiosidades, Educação, Congada, Arquitetura, Pesca e Natureza. “Os 15 eixos estabelecidos foram surgindo aos poucos, para assim costurar a história da ilha. A pesquisa nos mostrou claramente que ainda há muito terreno a garimpar”, pondera Maristela.

Durante a pesquisa, Maristela encontrou diversas fotografias em papel, cujos negativos se perderam, armazenadas em caixas e em álbuns; algumas poucas emolduradas. No caso de slides, o estado de conservação estava ruim, com muitos fungos e marcas de manuseio. A surpresa para ela foi encontrar daguerreótipos feitos nas décadas de 1920 e 1930.

Além das fotografias, o espaço expositivo receberá vitrines contendo objetos e documentos de época. Entre as relíquias estão lamparinas utilizadas na década de 1950 para sinalizar a pista do hoje desativado campo de aviação no Saco da Capela e um recorte de jornal local datado de 1914.

Com intuito de compartilhar os acervos iconográficos para mais pessoas, as 69 imagens que integram a exposição, assim como outras editadas, serão disponibilizadas para pesquisa e acesso online no Instagram do projeto: @ilhabela_1900_1980_villa_bella.

Como forma de alcançar e divulgar para mais pessoas todos esses achados que contam uma parte importante da vida e história de Ilhabela, haverá uma programação educativa com palestras sobre o processo criativo envolvido na pesquisa em, pelo menos, uma escola da rede pública e outra particular do município de Ilhabela, com a organizadora da mostra Maristela Colucci (pesquisa de imagens) e Camila Prado (pesquisa histórica). Além disso, todas as escolas do Município receberão Proposta de Atividades Escolares produzida especialmente pelo projeto.

Sobre a organizadora da exposição

Fotógrafa paulistana, Maristela Colucci apresentou seis exposições individuais no Brasil e uma em Lisboa, Portugal. Coletivamente, expôs no Brasil em museus como MAM, MIS e Memorial da América Latina, e também em Bogotá/Colômbia, no Porto/Portugal, em Nova York/USA e em Florença/Itália.

Tem sete fotolivros autorais publicados.

Suas fotos integram o acervo de fotografia do MAM – Museu de Arte Moderna (Verde Lente), FNAC e BnF-Bibliothèque nationale de France

Exposição Villa Bella – Memória  Iconográfica de uma bela ilha (Ilhabela  – 1900-1980)

Organizadora: Maristela Colucci

Local:  Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) – Rua Dr. Carvalho, 80, Vila, Ilhabela (SP)

Período: 02 a 29/12/2021

Horário: Segunda a quinta, das 9h às 18h. Sexta das 9h às 21h. Sábado e domingo das 15h às 21h.

Texto: Marcela Martinez – Communicabrasil