A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima destinou recentemente mais de 10 toneladas de redes de pesca apreendidas nos últimos meses no litoral paulista. Os petrechos eram oriundos da pesca ilegal e/ou predatória, redes irregulares, envolvidas em infrações ou crimes ambientais.
A maioria das redes estavam armadas em locais proibidos, de preservação ambiental, alvo de denúncias, emalhe de espécies marinhas ameaçadas de extinção, defesos e outras proibições, bem como mortandade de tartarugas, raias, golfinhos e outros.
A destinação destes petrechos para locais que realizam a correta reciclagem do material, corrobora com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente em prol da coletividade, indo ao encontro das missões da Polícia Ambiental.
Contribua com a sustentabilidade e pratique os 5 “Rs”: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Repensar: Seja um consumidor consciente, de modo responsável. Isso é o início da mudança!
Recusar: Recuse produtos que prejudicam o meio ambiente, prefira empresas ligadas a ideias sustentáveis.
Reduzir: “Eu preciso realmente disso?” Faça essa pergunta sempre que for adquirir um novo produto. Reduza o consumismo, preste atenção na durabilidade dos produtos.
Reutilizar: Dê uma nova utilidade para o seu produto, reaproveitando materiais que seriam descartados.
Reciclar: Um dos 5 rs da sustentabilidade mais comentados, reciclar é preciso. Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Reciclar é importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais.
Entre os materiais que podem ser reciclados estão as redes de pesca, linhas e demais petrechos. Colabore, faça a destinação correta dos materiais!
Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima de SP do 3ºBPAmb