Cidades Litoral Norte

Polícia Ambiental realiza “Operação Jequitibá” e comemora o Dia da Árvore e do Policial Ambiental

Tamoios News

Policiais Militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, durante “OPERAÇÃO JEQUITIBÁ”, realizaram fiscalização nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

Os policiais constataram diversas degradações ao meio ambiente por desmatamento, construção irregular no interior de Unidade de Conservação, aves em cativeiro e plantação de cannabis sativa (maconha).

No município de Ubatuba os policiais ambientais encontraram uma construção de alvenaria no PESMAR de Pinciguaba, o proprietário foi autuado por realizar atividades ou adotar conduta em desacordo com os objetivos da Unidade de Conservação, seu plano de manejo e regulamentos.

No município de São Sebastião os policiais retornaram a uma madeireira que havia sido fiscalizada anteriormente, onde bloquearam o DOF-Documento de Origem Florestal (Documento utilizado para coibir o contrabando de madeira da Amazônia), devido a desorganização do pátio, e constaram que o local continuava sem condições de fiscalização, razão pela qual o proprietário foi autuado e seu DOF bloqueado até nova fiscalização.

Em 18/09, os policiais ambientais multaram em R$ 95.000,00 uma madeireira no município de Caraguatatuba devido a quantidade de material lenhoso estar em desacordo com o descrito no DOF.

No município de Caraguatatuba atendendo uma denúncia de aves em cativeiro no bairro do Morro do Algodão, os policiais ambientais constataram dois pássaros na gaiola sem autorização do órgão competente e na vistoria localizaram mudas de cannabis sativa (maconha).  Questionada as partes informaram que a droga pertencia ao filho menor de idade, que havia sido apreendido há 2 meses por furto de veículo e as aves pertenciam ao seu padrasto. Diante dos fatos o padrasto e enteado foram conduzidos até a DP de Caraguatatuba o delegado elaborou o BO (boletim de Ocorrência) e os liberou.

Outra equipe da polícia ambiental realizou a operação em conjunto com os guardas parques da Fundação Florestal. Percorreram 4 horas de trilhas no interior do PESMAR de Caraguatatuba e localizaram três ranchos utilizados para caça, porém, não foi localizado nenhum infrator.

No bairro do Tinga pertencente ao município de Caraguatatuba os policiais localizaram em uma residência gaiolas penduradas contendo cinco aves da fauna silvestre sem autorização do órgão competente. O proprietário foi multado em R$ 2.500,00 e responderá pelo crime praticado no Art. 29, parágrafo 1º, Inc. III da Lei de Crimes Ambientais.

Denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar pelo telefone (12)3886-2200