Caraguatatuba Cidades

Polícia Militar Ambiental captura tamanduá-mirim em Caraguatatuba

Tamoios News

Durante a “Operação Saturação”, realizada nesta sexta-feira (16), a Polícia Militar Ambiental foi acionada para captura de um tamanduá-mirim no bairro Jardim Aruan, em Caraguatatuba. 

O animal estava assustado, subiu em uma amendoeira-da-praia (Terminalia catappa) e permaneceu próximo aos fios de alta tensão. Os militares, utilizando técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, conseguiram capturar o tamanduá sem causar ferimentos. 

A equipe fez a avaliação do animal, constatou que ele estava sadio e realizou a soltura no seu habitat natural, em local seguro.

Os tamanduás-mirins são constantemente vítimas de atropelamento, caça e até mesmo alvo de ataques de cães domésticos, por serem facilmente vistos em centros urbanos.

A espécie é ameaçada de extinção, pois além de sofrer com a ação do homem, tem um período de gestação considerado longo, podendo durar até 150 dias (cinco meses). As fêmeas geralmente têm apenas um filhote por ninhada.

Caso algum animal seja encontrado, o comunicado pode ser feito pelo telefone 190, ou pelo (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental.