Caraguatatuba Cidades

Policiamento Ambiental flagra extração ilegal de areia em Caraguatatuba

Tamoios News

Policiais Militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, deslocaram-se ontem (5/10), até a Estrada Abra de Dentro no bairro do Pegorelli, pertencente ao município de Caraguatatuba, para atender uma denúncia anônima de desmatamento.
No local os policiais ambientais visualizaram um caminhão basculante realizando extração de areia com dois indivíduos.  Durante a abordagem os policiais indagaram os suspeitos sobre a autorização da extração de areia e do desmatamento, que danificou “0,02ha” da vegetação nativa próxima ao leito do rio, em área de preservação permanente. Os indivíduos identificados, o proprietário do caminhão e um ajudante, informaram que não possuem nenhuma autorização dos órgãos competentes.

Diante dos fatos os policiais elaboraram auto de infração pelo crime ambiental de destruir ou danificar floresta consideradas preservação permanente e por extrair de domínio público sem prévia autorização, pedra, areia, cal ou qualquer espécie de minerais.
O caminhão foi apreendido por ser objeto utilizado para prática do crime ambiental, porém, em razão de não possuir local para destiná-lo, foi deixado como fiel depositário ao proprietário.
A extração de areia, especialmente quando realizada sem regulação ou supervisão, pode danificar rios, causar erosão de praias e destruir ecossistemas costeiros. Além disso, a alteração do fluxo e da capacidade do rio pode causar secas.

Denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar pelo telefone (12)3886-2200