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Poupatempo amplia atendimento online e faz distribuição de documentos no sistema drive-thru

Tamoios News
Foto: Divulgação

Devido à pandemia do novo coronavírus, a unidade do Poupatempo em Caraguatatuba está fechada ao público desde o dia 21 de março. Sem prazo para reabertura, a unidade, que atende todo o Litoral Norte, está fazendo atendimentos online, pelo aplicativo “Poupatempo Digital” e distribuição de documentos no sistema drive-thru.

O aplicativo permite acesso a mais de 60 serviços como, Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais; além de novas opções exclusivas do app: solicitação de segunda via e renovação de CNH (que teve a sua validade prorrogada e não precisa ser renovada durante a pandemia), Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos CRLV), IPVA 2020, acesso ao Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar, por exemplo.

A maioria dos funcionários da unidade, que fica na avenida Rio Branco, no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba,  trabalha internamente. Os escritórios de despachantes, que trabalham com licenciamento de veículos e CNH, encaminham online a documentação e fazem a retirada dos documentos às terça e quinta-feira através do sistema drive thru.

O escritório de despachante Rubinho, um dos mais tradicionais de Caraguatatuba, informou que os serviços estão sendo feitos normalmente, apenas com o prazo um pouco maior na expedição de transferências, licenciamento, 1º registro de veículo e emplacamento de veículos.

Luiz Carlos Vieira, do escritório Litoral Norte Despachante, de Ubatuba, disse que todos os procedimentos estão sendo feitos online e a retirada dos documentos através sistema drive thru no Ciretran do município.

“Nós repassamos toda a documentação online e retiramos os certificados através de agendamento na Ciretran de Ubatuba. Por exemplo, tenho 68 CRV(Certificado de Recibo de Veículo) agendado para retirar nesta quarta-feira(29). São documentos encaminhados nos últimos 15 dias. Antes da pandemia, essa documentação era obtida em cinco dias”, contou.

O despachante disse acreditar que, após a pandemia, o sistema online implantado pelo Detran deverá ser mantido e até ampliado. “Acredito que o atendimento presencial será reduzido, se limitando apenas, em atendimento de casos especiais, que não possam ser resolvidos virtualmente”, comentou.

Com relação a obtenção da CNH, as auto-escolas comunicam que o Detran liberou alguns exames práticos, mas apenas para carros. Os exames serão agendados e para um número reduzido de alunos. Terão prioridade aqueles que já concluíram todo o processo(aulas teóricas e práticas) e que aguardam apenas a realização do exame.

Aplicativo

O Poupatempo lançou uma cartilha com informações sobre os serviços digitais oferecidos de forma remota. O material foi produzido para esclarecer dúvidas frequentes dos cidadãos durante a pandemia do coronavírus. Confira:

CartilhaPoupatempo_V3 (1)