Cidades Ilhabela

Prefeitura alega que flexibilização da travessia aumenta casos de covid-19 na Ilha

Tamoios News

Segundo a prefeitura, em apenas 20 dias, período de maior flexibilização na travessia, os casos confirmados mais que duplicaram, saltaram de 56 para 147. Acontece, que nesse período, não teria havido nenhuma flexibilização e sim, crescimento de manifestações contra a restrição, inclusive, por parte da OAB

Surpreendida pelo pedido da OAB(Ordem dos Advogados) para liberação da travessia de balsa para moradores e proprietários de segunda residência, a Prefeitura de Ilhabela procurou se defender nesta segunda-feira(22) alegando que a flexibilização na travessia da balsa teria duplicado o número de casos de covid-19 no arquipélago.

Segundo a prefeitura, um relatório dos profissionais da saúde, apurou que em apenas 20 dias do mês de junho os casos confirmados mais que duplicaram, saltaram de 56 (em maio) para 147. A cidade tem mais 67 pessoas aguardando resultados de exames. Duas pessoas morreram pela doença na Ilha.

Os números da covid-19 na Ilha dispararam mesmo durante a restrição feita pela prefeitura na travessia da balsa. A prefeitura liberou a entrada de proprietários de segunda residência a partir da semana passada, quando a cidade já tinha ultrapassado mais de 100 casos da doença. ‘

Em 20 de maio, Ilhabela registrava 33 casos. Em 20 de junho, 138 casos, justamente, no período em que a prefeitura manteve a restrição aos moradores e proprietários de segunda residência, mas liberou a entrada de caminhões de entrega e de serviços, aparentemente, sem nenhum controle sanitário.

A prefeitura alega ainda que, além da escalada dos números confirmados de Covid-19, que em março e abril, quando havia forte restrição na travessia, eram de apenas 3 e 7 casos, respectivamente, neste final de semana ocorreu outro fator preocupante, o relaxamento no isolamento social e crescimento da ocupação das praias.

Segundo a prefeitura, os dois fatores – o crescimento dos casos e a maior ocupação das praias – ocorreram depois que a prefeitura atendeu ao pedido de manifestantes para flexibilizar ainda mais a travessia para entrada e saída de residentes. Foram registradas 1.686 entradas, no período de 9 a 14 de junho, e 2.082 entradas de 15 a 21 de junho.

A prefeitura garante que após o período em que administração atendeu orientação de flexibilização do estado de São Paulo, os casos duplicaram no município e estão preocupando as equipes de Saúde, que vêm verificando que parte da população não está respeitando as medidas de isolamento, evitando aglomerações no comércio, nas praias, e também não estão utilizando máscaras na rua.

A flexibilização das restrições na travessia de balsas, também requerida através de movimentos, é outra preocupação já que o trânsito de pessoas entre as cidades pode aumentar ainda mais o número de casos no município.

Por esses motivos, a Secretaria de Saúde reiterou que as medidas de isolamento e distanciamento social são as melhores maneiras de evitar a propagação do vírus.

“Essas medidas associadas ao uso frequente de máscaras e aos processos de higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, são muito eficientes, dizem estudos. A flexibilização destas medidas de isolamento deve ocorrer, porém com critérios técnicos e em momentos oportunos. A Prefeitura de Ilhabela reforça a necessidade de evitar aglomerações e o uso constante de máscaras e pede à população a adesão a estas medidas tão simples, porém importantes no combate ao Coronavirus”, destacaram representantes da equipe de profissionais que integram o comitê de enfrentamento.

Manifestação

Crescem a cada dia as manifestações pela liberação da travessia da balsa para moradores e proprietários de segunda residência. Primeiro, como movimento Somos Todos Ilhabela, iniciativa dois proprietários de segunda residência e empresários quem possuem negócios na Ilha.

Pressionada, a prefeitura decidiu liberar a entrada de proprietários de segunda residência, mesmo assim, apenas 50 autorizações por semana e com a exigência de que cumpram 14 dias de quarentena em suas casas antes de circularem pela Ilha.

Recentemente, outra manifestação, o Balsa Livre, cobrando uma maior flexibilização para moradores e também os proprietários de segunda residência.

Na última sexta-feira, houve também manifestação pública da OAB em prol do afrouxamento controlado da restrição na travessia. A decisão da OAB surpreendeu a prefeitura. A OAB que teria sido favorável a restrição no início, voltou atrás e agora cobra a liberação da travessia para moradores e proprietários de segunda residência.

Nos próximos dias, quando prevê a abertura com controle de restaurantes e salões de beleza, e outros, a prefeitura terá que decidir se libera ou não a travessia em definitivo para seus moradores, proprietários de segunda residência e empresários que possuem negócios na Ilha.