Cidades Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela informa que não tem nenhum paciente internado com suspeita de Covid-19

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informou nesta terça-feira (21), que o município não tem mais nenhum paciente internado com suspeita de coronavírus (Covid-19).

“Neste momento não temos nenhum paciente internado com suspeita. Os exames de todos que estavam internados com suspeita deram negativos”, afirmou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

O arquipélago conseguiu sucesso nos esforços voltados ao combate à pandemia do coronavírus (Covid-19). A principal medida apontada para o êxito foi o decreto de restrição à balsa e o apoio da prefeitura ao isolamento social. A cidade decretou restrição no acesso à balsa desde o dia 20 de março.

Segundo a prefeitura, Ilhabela foi a única cidade do Litoral Norte que desde o dia 10 de abril não apresentou crescimento do número de casos confirmados de coronavírus, mantendo-se com três no total.

 “Os números confirmam que a restrição na balsa tem contribuído na contenção da entrada do vírus no município”, afirmou a prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha.

A prefeitura afirma ainda que além de não ter apresentado crescimento no número de casos confirmados, Ilhabela foi o município que mais testou casos suspeitos e todos com sintomas, inclusive os parentes dos confirmados.

De acordo com o boletim divulgado no domingo(19), o arquipélago realizou 211 coletas para exames de Covid-19, sendo que 202 foram descartados e há 6 aguardando resultado.

Restrição

Ilhabela tem dado atenção especial ao controle de acesso à travessia para evitar o acesso de não moradores, desde o anúncio de quarentena determinada em decreto, que estabeleceu, a partir do dia 21 de março, a necessidade de solicitação de autorização de entrada no município, pelo site travessia.ilhabela.sp.gov.br.

De acordo com decreto municipal, pessoas que não residam na cidade ou não realizem serviços essenciais, como saúde, segurança, entre outros, estão proibidas de entrar na cidade. “Estamos tomando as medidas necessárias para proteger a nossa população. Decretamos Estado de Calamidade e seguimos a quarentena do Governo Estadual”. Afirmou a prefeita Gracinha.

A secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, reforçou a importância da compreensão de todos, tanto moradores como turistas. “A restrição na travessia é uma medida dura e polêmica. Não queremos prejudicar moradores e veranistas. Mas boa parte ainda não compreendeu que o combate à proliferação do vírus depende muito de permanecermos o máximo em isolamento”.

O secretário de Saúde, Gustavo Barboni, destacou o resultado. “Com a restrição, conseguimos interferir na propagação do vírus, na cidade. Sair e entrar no município representa um risco muito grande. A população precisa continuar entendendo que a quarentena e essa restrição são de extrema importância para todos. Pedimos que os turistas também entendam esse momento e fiquem em casa”.