Caraguatatuba Cidades

Prefeituras realizam a 2ª fase da Campanha de Vacinação

Tamoios News

As quatro prefeituras do Litoral retomam seus expedientes nesta quarta-feira(22), após ficarem fechadas na segunda( ponto facultativo)  e na terça, devido ao feriado de Tiradentes.  Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, promovem a partir de hoje, a segunda fase da vacinação contra a gripe. Confira como será a vacinação em cada uma das cidades da região:

Caraguatatuba 

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza a partir desta quarta-feira (22), a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

A campanha é voltada para caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com comorbidades (diabéticos, renais crônicos, hipertensos, cardíacos, obesos, pacientes em tratamento oncológico e outras condições clínicas especiais), além de pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, há cerca de 18 mil pessoas com comorbidades cadastrados no município.

Para tomar a vacina, o paciente deverá apresentar prescrição do médico ou da enfermeira responsável pela UBS do bairro ou deverá levar a receita do medicamento de uso contínuo que comprove a doença.

A vacinação ocorrerá das 8h às 16h em 10 locais: EMEI Adriana Aparecida Cassiano, Perequê-Mirim; EMEF Prof. Euclydes Ferreira, Perequê-Mirim; EMEI/EMEF Prof. Jorge Passos, Jaraguazinho; EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto, Tinga; EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, Casa Branca; EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, Massaguaçu; Escola Estadual Avelino Ferreira, Porto Novo; Ciase do Sumaré; Centro Comunitário do Residencial do Jetuba; Centro de Atendimento Social e Cultural do Morro do Algodão.

Importante salientar que as vacinas são aplicadas conforme a quantidade enviada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Idosos ainda serão vacinados em casa

Os idosos que ainda não receberam a vacina, como por exemplo, de bairros como Golfinhos, Martim de Sá, Prainha, entre outros, na 1ª fase da campanha, não precisam se preocupar. A vacinação continuará de casa em casa, com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Caraguatatuba bateu a meta do Estado com 130,41%, ou seja, 15.227 idosos vacinados e 3.478 profissionais da saúde e de segurança (102,11%).

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde segue com a campanha de vacinação contra a gripe (influenza), a partir das 9h, desta quarta-feira (22), nas escolas municipais.

“Na primeira fase da campanha, vacinamos 125,38% dos trabalhadores de Saúde e 120,47% dos idosos do município. É a primeira vez que atingimos a meta vacinal em tão pouco tempo de campanha”, declarou o secretário de saúde, Gustavo Barboni.

A fim de evitar aglomerações, o município realiza a campanha nas escolas, em local arejado. É disponibilizado o álcool gel e os profissionais da saúde organizam as filas (caso haja), mantendo a distância de 1,5m entre os pacientes.

Confira as escolas que serão postos da vacinação:

• E.M. Prefeito Leonardo Reale (Armação)
• E.M. Professor José Antônio Verzegnassi (Água Branca)
• E.M. Professora Doutora Ruth Cardoso (Barra Velha)
• E.M. Dumara Verzegnassi (Barra Velha)
• E.M. Waldemar Belisário (Itaguaçu)
• E.M. Professora Anna Leite Julião Torres – Praia Grande (Centro
Cultural)
• Centro Cultural Waldemar Belisário – Vila

São Sebastião

A Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), vai vacinar também os trabalhadores portuários nesta quarta(22) e quinta-feira(23).

Nesta segunda fase, o objetivo da campanha é vacinar os portadores de doenças crônicas ou condições clínicas especiais, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Além deles, também serão imunizados contra a gripe os caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, além de trabalhadores portuários.

Vacinação dos trabalhadores portuários

Na quarta-feira (22) e na quinta-feira (23), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ocorrerá a vacinação de toda comunidade portuária nas dependências do OGMO/São Sebastião, situado à Avenida Antônio Januário do Nascimento, nº 70, no centro da cidade.

A fim de evitar aglomeração de pessoas, foram determinados horários de comparecimento para cada categoria do Trabalhador Portuário Avulso (TPA), seu número de chamada e entidade:

– Vacinação de 22 de abril:

9h às 9h30:  Estiva, nº de chamada 01 a 25

9h30 às 10h: Estiva, nº de chamada 26 a 51

10h às 10h30: Estiva, nº de chamada 52 a 74

10h30 às 11h: Arrumadores, nº de chamada 01 a 25

13h às 13h30: Arrumadores, nº de chamada 26 a 51

13h30 às 14h: Arrumadores, nº de chamada 52 a 68

14h às 14h30:  Conferentes, vigias e consertadores

14h30 às 15h: Pronave

15h às 15h30: Proporto e RTB

15h30 às 16h: Porto Vale e Transmar

– Vacinação de 23 de abril:

9h às 10h: CNAGA

10h às 11h:  Agências

13h às 15h: Companhia Docas

15h às 15h30: TSS

15h30 às 16h: Praticagem

A recomendação, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, é que os funcionários compareçam ao local de vacinação utilizando máscara facial, sigam o distanciamento social indicado de um a dois metros entre uma pessoa e outra, e evitem ficar no local após a vacinação, respeitando o isolamento social.

Vale lembrar que essa vacina não é contra o coronavírus, mas atua contra os vírus mais comuns de gripe. Essa campanha auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, e ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.