Caraguatatuba Cidades

Primeira paciente curada da Covid-19 contraiu vírus durante cruzeiro marítimo

Tamoios News
Upa centro terá 80 leitos covid-19

 

Nair Del Biano de Nadai, 71 anos, foi a primeira paciente curada de coronavírus em Caraguatatuba. Ela teria contraído a doença durante um cruzeiro com destino ao Balneário Camboriú, realizado com duas filhas e uma neta.

O cruzeiro deixou o porto de Santos no dia 14 de março e alguns passageiros subiram a bordo com o novo coronavírus sem saber. Resultado, 35 dos 757 passageiros terminaram a viagem antes da hora e com a Covid-19, entre eles, a família Nadai.

“No navio, uma das minhas filhas, a Iara, começou a sentir mal-estar. Quando cheguei em Caraguatatuba fui para casa. Poucos dias depois comecei a sentir os sintomas de falta de ar e febre. Fui direto para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), dia 19 de março, no Centro. Assim que fui atendida, já me isolaram e me colocaram em observação. Minha filha também foi atendida no UPA, mas não precisou ficar, fez o tratamento em casa. Deolinda e Laís também ficaram em quarentena em casa”, contou Nair.

Diabética e hipertensa, Nair disse que ficou preocupada com o desenrolar da doença por causa das notícias graves sobre a Covid-19. “Foi um susto, mas em momento nenhum entrei em pânico. Fui muito bem atendida pelos profissionais da UPA e estou recuperada”, afirmou.

O diagnóstico de Nair foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz. Já da filha Iara ainda aguarda confirmação. Todas estão bem, agora, e descansam em um sítio da família, a 300 km de Caraguatatuba.

Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o  boletim oficial sobre o Coronavírus. Segundo a prefeitura, são 108 notificações, 83 casos suspeitos, nove confirmados e 16 descartados de Covid-19. É a cidade com maior número de casos confirmados na região.

Das seis mortes ocorridas na cidade, duas foram por Covid-19 e outras duas aguardam a confirmação, através dos exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz.  Segundo a prefeitura, duas mortes pelo vírus foram descartadas.

Dez pessoas estão internadas na Santa casa e outras três, no Hospital Regional. Dos 62 casos suspeitos envolvendo profissionais da área da saúde, 55 permanecem em investigação, cinco foram confirmados com Covid-19 e dois foram descartados.