Cidades Ubatuba

Revista Scientific American Brasil e Instituto Oceanográfico promovem série sobre o futuro dos oceanos

Tamoios News

A revista Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, ligada ao Instituto Oceanográfico e ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, está produzindo a série de  webinars O Futuro dos Oceanos.

O objetivo é compartilhar com a sociedade as desafios e as ações que buscam promover a preservação e melhoria da qualidade ambiental dos nossos mares. A série terá doze episódios com a participação de cientistas, pesquisadores,  ativistas, lideranças comunitárias, educadores, esportistas e profissionais de diversas áreas ligadas ao mar.

Cada episódio terá a participação de três convidados sob a mediação do professor Alexander Turra, coordenador da Cátedra Unesco e colunista de Scientific American Brasil. Os episódios serão exibidos todas as quintas-feiras, às 19h, nos canais online da Scientific American Brasil e da Cátedra Unesco, nos sites sciam.com.br e www.catedraoceanos.iea.usp.br

O primeiro episódio, que irá ao ar dia 16 de julho, às 19h,  tratará dos efeitos da pandemia no meio ambiente marinho e terá a participação da surfista Nuala Costa, ativista e criadora do TPM, movimento feminista Todas para o Mar, em Maracaípe, PE, Marcos Buckeridge, biólogo e diretor do Instituto de Biociências da USP, e o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, diretor executivo do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha.

Oceanógrafo Hugo Gallo Neto, do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta,  participará do 1º episódio, dia 16, às 19 horas

Já o segundo episódio, que irá ao ar no dia 23, abordará o agravamento das condições meteorológicas provocado pelo aumento das temperaturas no planeta e seus impactos nas populações costeiras. Participarão do debate Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e membro do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU; o capitão-de-fragada da reserva da Marinha e presidente da praticagem de Santos e São Sebastião Carlos Alberto de Souza Filho, e o oceanógrafo Régis Pinto de Lima, ex-coordenador de gerenciamento costeiro do Ministério do Meio Ambiente.

Para o jornalista Alfredo Nastari, publisher da Scientific American Brasil, a iniciativa é mais que oportuna, pois procura aproximar a revista e seus leitores da Década dos Oceanos das Nações Unidas (2021-2030), iniciativa da Unesco para o desenvolvimento da ciência oceanográfica e sustentabilidade dos oceanos. “O mar é o principal ecossistema de planeta e onde está sendo decidido nosso futuro como espécie. Por isso, ele é um dos grandes temas focais de Scientific American Brasil”, afirmou ele.

Para o professor Alexander Turra, a série poporcionará um diálogo entre o oceano e a sociedade sobre temas atuais e importantes que precisam de soluções urgentes. Segundo Turra, a série “consolida a missão do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo de divulgar o oceano e discutir seu futuro que, com a parceria com a Scientific Amercan Brasil, ganha uma nova dimensão”.

SERVIÇO:

O Futuro dos Oceanos. Série de webinars exibidos todas as quintas-feiras, 19h, a partir de 16 de julho, nos sites sciam.com.br e www.catedraoceanos.iea.usp.br. Primeiro episódio: Pandemia, onde foram parar os humanos? Segundo episódio: Aquecimento global e eventos extremos.  Produção de Scientific American Brasil e da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, ligada ao Instituto Oceanográfico e ao Instituto de Estudos Avançados. Duração média de 45 min. Por Revista Scientific American Brasil/uol.