Cidades Notícias Ubatuba

Santiago Bernardes lança seu livro ‘Caderno de Águas’ neste sábado

Tamoios News

No estilo realismo fantástico, a obra remonta às origens das comunidades praieiras, da tradição oral de contar histórias, lugares remotos e muitas vezes imaginários

Santiago Bernardes, biólogo e escritor, caiçara de Ubatuba, lança seu livro de contos “Caderno de Águas ou As marés de histórias” neste sábado (23) no Teatro Municipal Pedro Teixeira Pinto às 18h, em Ubatuba. A entrada é franca.

São 26 contos de realismo fantástico em 108 páginas. O livro teve coordenação editorial de Leonardo Costaneto e Olavo Romano, capa e editoração eletrônica de Ytana Mayanne e foto da capa do autor, Santiago Bernardes. A publicação é da Editora Caravana Grupo Editorial.

Os contos nos apresentam personagens com nomes bíblicos, apóstolos, profetas, santos e santas emblemáticos da cultura dos povos do mar, que dão nomes aos filhos e filhas na existência das pequenas vilas pesqueiras através dos tempos.

Segundo o autor, a obra remonta às origens das comunidades praieiras, da tradição oral de contar histórias e de narrar lugares remotos, muitas vezes imaginários, ou mesmo a um passado distante no tempo, interpretado e vivido pelas comunidades antigas, onde a fala das coisas e dos seres permeiam as falas das gentes, misturando-se e contando o mundo para além das narrativas oficiais que apagam a história e a vida do povo, quando o chamado progresso chega com novas estradas e modos de vida desvinculados do viver, do sonho e da relação intrínseca dos povos do mar com a natureza.

“São situações que fogem à normalidade através da imaginação do povo, das lendas, do dia-a-dia da cultura caiçara. São contos mágicos, digamos assim, uma tradição oral, que ouvi na infância, que vi, que li, esse universo todo da cultura caiçara bem direcionado ao mar. O povo sempre foi e é agricultor, mas a temática do livro é bem focada na relação mística com o mar. Como o caiçara é um povo cristão, tive a ideia de colocar nos personagens os nomes bíblicos que eles batizam filhos e filhas, na tradição religiosa”, conta Bernardes.

Sobre o autor

Santiago Bernardes tem 42 anos, atua pelo Fórum de Comunidades Tradicionais-Angra-Paraty-Ubatuba-FCT, Movimento Social dos Povos Tradicionais Caiçaras, Quilombolas e Indígenas da região do litoral sul fluminense e litoral norte de São Paulo e pela Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras-CNCTC. É pesquisador do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina-OTSS, programa da Fundação Osvaldo Cruz em parceria com o FCT. É autor dos livros: “Palavrandando” de poemas; “O Livro do Mar” de contos e “O Livro da Terra – poemas campesinos”.

Para contato com Santiago Bernardes:
(12) 99722-7672 WhatsApp
santiagoubatuba@gmail.com
www.facebook.com/santiagobernardes.escritor
www.instagram.com/santibernardesescritor