Cidades São Sebastião

São Sebastião muda protocolo para fazer tratamento precoce da Covid-19

Tamoios News

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), mudou o protocolo para atendimento dos casos de de Covid-19. Desde a última quarta-feira (15), a prefeitura implantou um novo procedimento para tratamento precoce da Covid-19, mediante disponibilização de medicamentos como hidroxicloroquina, indicados de acordo com avaliação médica.

Inicialmente, a resolução foi implantada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Centro, e no Pronto-Atendimento (PA) de Boiçucanga, unidades de referência para atendimento especializado da doença no município, e que já utilizam os remédios no enfrentamento ao coronavírus.

Até então, o protocolo clínico farmacológico adotado envolvia a indicação dos medicamentos apenas para pessoas a partir dos 50 anos, com até dois sintomas e alguma comorbidade, como hipertensão ou diabetes, e para pacientes com 65 anos ou mais, com ou sem nenhuma doença crônica. Neste momento, o novo protocolo passa a considerar pacientes, independente de faixa etária, com sintomas respiratórios e alguma comorbidade, para uso da terapia medicamentosa.

O objetivo é ampliar o acesso ao tratamento para atenuar, em estágios iniciais, as infecções causadas pelo novo coronavírus, mediante autorização do paciente, em casos considerados leves e moderados. Dessa forma, para garantir a efetividade na iniciativa, o governo municipal ampliará ainda o número de unidades de referência para tratar pessoas com sintomas de síndromes gripais, como a Covid-19, com atendimento permanente em outros três bairros da cidade, a partir da próxima segunda-feira (20).

Na Costa Norte, a população poderá procurar a Unidade de Saúde da Família (UFS) da Enseada. Já na Costa Sul, as pessoas também poderão ser atendidas nas USF de Maresias, assim como, no Instituto Verde Escola, na Barra do Sahy, todas com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A medida foi tomada com aval do Comitê de Gestão de Crise (CGC), que considera a ação uma estratégia sanitária fundamental para evitar agravamento de casos e preservar vidas.

Em todos os casos, a prescrição médica considera a gravidade e o tempo de evolução do quadro do paciente, que deve cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, além de ser monitorado pelas equipes médicas da SESAU até o término do tratamento, que tem a duração de 5 dias.

Covid

Com mais de quatro meses de combate à pandemia de Covid-19, o município de São Sebastião contabiliza 534 pessoas consideradas recuperadas do coronavírus, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), divulgados na noite desta quinta-feira (16).

O número de curados já representa mais de 70% dos 735 casos confirmados na cidade. O balanço epidemiológico aponta ainda que, atualmente, dos 190 infectados pelo novo coronavírus, 178 estão em isolamento domiciliar, monitorados por equipes sentinelas da saúde – formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

No momento, o município registra 11 óbitos de residentes e três de não residentes. Há também quatro óbitos em investigação e 12 pacientes internados. Ao todo, 10.719 pessoas já foram testadas no município (correspondente a 12% da população sebastianense).