Cidades São Sebastião

São Sebastião oferece 300 vagas de castração gratuita para os bairros: Topolândia, Itatinga, Varadouro e Olaria

Fotos: Divulgação

Entre os dias 6 e 10 de dezembro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU), realizará 300 cirurgias de castração gratuitas e microchipagem em cães e gatos. As vagas são destinadas exclusivamente a moradores dos bairros Topolândia, Itatinga, Varadouro e Olaria. Serão disponibilizadas até duas vagas por comprovante de endereço.

As inscrições devem ser feitas de forma presencial nesta sexta-feira (3), das 13h às 16h30, na Creche Municipal Meire Vasques dos Santos, localizada na Rua Antonio Geremias de Jesus, n.º 138, no Itatinga. No ato da inscrição, os tutores e/ou proprietários dos animais deverão, obrigatoriamente, apresentar documento com foto e comprovante de residência em seu nome. Somente serão aceitas inscrições feitas por pessoas com 18 anos ou mais.

No dia da inscrição, o proprietário receberá orientações sobre o pré-operatório de seu animal, data e horário da cirurgia. No dia agendado, o tutor deverá permanecer no local durante todo o procedimento. Como pode demorar, a SESAU orienta que não levem crianças, pessoas de idade avançada e/ou pessoas que tenham dificuldades em aguardar até a liberação do animal.

Serão aceitas inscrições de animais que preencham os seguintes requisitos:

·         Gatas: idade entre 06 meses e 6 anos;

·         Cadelas: idade entre 6 meses e 6 anos e peso igual ou inferior a 20kg;

·         Gatos: idade entre 6 meses e 7 anos;

·         Cachorros: idade entre 6 meses e 7 anos e peso igual ou inferior a 30kg;

·         Fêmeas que se encontrem em período de cio, prenhes ou lactantes não serão castradas nesta campanha;

·         Animais de raças braquicefálicas (Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Buldogue francês, Boxer, Buldogue inglês, Boston Terrier, Dogue de Bordeaux e Shar-pei, entre outras) não serão castrados.

No dia da cirurgia, os animais devem estar em jejum absoluto por, no mínimo, 10 horas. Os animais castrados receberão um microchip registrado no nome do responsável que deve ser maior de 18 anos e residir no bairro onde acontecerá a ação.

O tutor deve chegar no local de castração às 8h e aguardar até que seu animal seja liberado, com as devidas orientações e receita de medicamentos pós-cirúrgicos entregue por um veterinário da equipe do CCZ.

Importante:

  • Animais que não estiverem em jejum não serão castrados;
  • Animais com condição corporal fora do desejável não serão castrados (os animais serão avaliados durante a triagem).

Mais informações pelo telefone (12) 3861-2555.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião